Festival das Luzes de Aset





Festival das Luzes de Aset

Dez dias depois do solstício de verão do hemisfério norte, ocorria no Antigo Egito o Festival das Luzes de Aset. Neste festival, sacerdotes e sacerdotisas de Aset faziam uma procissão de luzes em direção ao rio Nilo e depois navegando pelo Nilo, em barcos de todos os tipos e tamanhos.

Este festival espalhou-se pelo mundo Greco-romano, tornado-se o festival de Isis dos Navegantes, em que ela era celebrada como a grande Senhora dos navegantes, padroeira de todas as profissões que envolviam barcos. Ela era aquela que trazia a pesca abundante, protegia barcos e navios de tempestades e garantia a prosperidade do comércio marítimo.

Hoje em dia, o festival das luzes ainda é celebrado pelo mundo afora pelos devotos de Aset. Ele é celebrado em várias datas, devido à mudança dos calendários e outras alterações. Os membros da Kemetic Orthodox Faith mantiveram a celebração na data original de Kemet, dez dias após o solstício de verão do hemisfério norte.

Segundo este critério, nós da TCS celebraremos o festival amanhã, dia 01/07. Todos os que quiserem podem se unir a nós nesta celebração.

O festival é celebrado pelo ato de colocar velas em barcos e levar estes barcos para um rio, mar, lago ou outro corpo de água. Eles são entregues a Aset com pedidos e/ou agradecimentos.

Inicialmente eram feitos barcos de papel ou madeira, mas a preocupação com o meio ambiente nos levou a buscar outros meios que não deixassem resíduos. Ano passado, por exemplo, fizemos barquinhos de gelo.

Este ano vamos tentar usar aquelas casquinhas de sorvete em forma de copinhos com pequenas velas dentro.

Se você não puder levar um barco com uma vela para algum fluxo ou corpo de água (isso pode ser feito também em piscinas e banheiras), acenda todas as luzes de sua casa por duas horas em homenagem a Aset. Faça uma prece de agradecimento pelas dádivas recebidas e seus pedidos para o novo ano que começa no mês que vem segundo o calendário egípcio.

Para os membros da Kemetic Orthodox Faith este festival é um dos mais importantes pois é quando uma sacerdotisa selecionada recebe o oráculo de Aset, com as previsões para o ano novo, informando inclusive, quem serão os Deuses que vão reger o novo ano. Tanto as previsões quanto o nome dos regentes do ano que chega são aguardados ansiosamente por todos os membros da fé pelo mundo afora.

Naelyan

Asetdjaut


Compartilhar

Naelyan Wyvern é a fundadora e Alta Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras.