Por que não iniciamos menores?





Por que não iniciamos menores?

Esse texto foi motivado por uma crítica recente ao fato de não dedicarmos ou iniciarmos menores de idade. De forma alguma ele é uma crítica pessoal, e antes disso, serve para expor nosso ponto de vista sobre a questão.

Volta e meia temos menores de idade interessados na TCS, e isso é sempre muito lisonjeiro. Ter mentes tão jovens dispostas ao serviço da Deusa é sempre gratificante e traz alento a esse “velho” aqui e faz pensar que o nosso serviço tem dado os resultados de reviver o culto dos antigos no mundo. Portanto, se menores de idade são bem-vindos ao serviço dos Deuses, porque a TCS se recusa a dedicá-los e iniciá-los? Existem várias respostas para isso, e a primeira delas (a mais simples) é a seguinte:

Não iniciamos menores, por que queremos assim. Ponto final.

Brigar por causa disso não vai fazer nossa opinião mudar. Tentar nos convencer de seu ponto de vista não vai mudar nossa opinião sobre esse assunto. Reclamar e bater o pezinho no chão só vai reforçar nossa opinião sobre o assunto.

Apesar disso, o fato de alguém ser jovem demais para fazer parte da TCS não significa que essa pessoa não possa prestar culto aos Deuses. Pelo contrário, o sentimento de Fé é sempre algo louvável e digno, e não é uma simples recusa que muda isso em uma pessoa. A Fé, quando é legítima, vive para além das convenções sociais. Por isso, se você deseja cultuar os Deuses, faça isso com muito Amor e Fé. Não poder participar como membro de nossa Tradição não significa que você deva deixar de cultuá-los e nem que nossa forma seja a melhor. Existem dezenas de formas de servir aos Deuses, e uma delas é a TCS. Não é a única.

Ser jovem demais para fazer parte da TCS não significa que não nos preocupemos com os mais jovens. Criamos um grupo no Facebook apenas para manter os mais jovens num ambiente seguro. Alguns dos Mentores do Circulo Externo treinam menores a partir de 16 anos. E alguns de nós usamos nossa magia para garantir que tenhamos uma sociedade mais segura e benéfica.

Alguns argumentam que se for vontade da Deusa, a TCS não tem o direito de impedir. Pois bem: uma iniciação é um acordo entre três pessoas, o dedicado, o iniciador e os Deuses. Se alguém nessa equação estiver em desacordo, então a iniciação não vai ocorrer. E falo isso por ter visto diversos casos do mesmo tipo. Além disso, nós não vamos impedir que alguém se inicie em função da idade onde quer que seja, exceto aqui na TCS. Aqui, nossa casa, nossas regras e os Deuses nunca desrespeitam o principio da Hospitalidade.

Alguns argumentam que ao não aceitarmos menores, estamos sendo injustos com eles. Na verdade, a justiça olha em primeiro lugar para o direito de todos e uma pessoa jovem demais iniciada é semelhante a uma criança com uma arma. Não iniciamos menores do mesmo modo que não damos a chave do carro para um garoto de 12 anos ou um revolver para uma moça de 14. Ao argumentarem que é injusto, revelam o desconhecimento dos problemas envolvidos, descritos abaixo:

1)    Magia exige Sabedoria para ser aplicada corretamente. E Sabedoria aumenta com a idade. Sem Sabedoria, o bruxo se torna uma arma descontrolada e o Poder tende a corromper aquele ou aquela que poderia ser um instrumento belíssimo para os Deuses.

2)    Ao iniciar uma pessoa, damos conta de nosso serviço aos Deuses. Se eu iniciar alguém indigno ou incapaz, eu serei responsável por isso. E pagarei segundo meu juramento a Lei do Três, assim como me cabe resolver os eventuais problemas que isso causar. O mesmo vale se eu iniciar uma pessoa que fará um bom serviço: receberei segundo a Lei do Três, o ensino que ofereci aquela pessoa.

3)    Certas questões em Bruxaria exigem maturidade. Temas como morte e sexo em todas as variações possíveis costumam ser pauta em diversas questões associadas à Wicca e a Bruxaria no geral. E tratar desses assuntos com menores, sem que sejamos membros da família (por exemplo), pode ser caracterizado como crime. E mesmo que não seja um crime de fato, pense no quanto seria irritante ser processado pelos pais de um menor de idade…

4)    Muitas tradições religiosas e civis possuem regras que limitam o acesso de novos membros. Os maçons exigem 21 anos de idade. O Senado, desde a República romana, 35 anos. Os Templários tinham diversas regras (maioridade civil era uma delas, e isso variava de país para país). Basicamente, a regra geral é a seguinte: se você é capaz de se sustentar, e não depende nem de seus pais nem de senhor algum então você pode fazer parte do grupo. Seguimos essa tradição, e é comum que exijamos de nossos dedicados que tenham uma vida profissional ou estudantil, assim como uma vida civil correta.

5)    Ao longo dos anos, encontramos alguns menores de idade que desejavam se tornar parte do nosso grupo. Dois deles encararam o período de espera como um teste de Fé e hoje são nossos iniciados. Por outro lado, por mais de uma vez, encontramos pessoas que eram como “fogo de palha”. Estavam impressionados com nosso trabalho ou com algum membro da TCS, somente isso. Faltava aquela centelha de Fé, tão importante quando se trata do trabalho para os Deuses. E logo, desistiram. Se você é menor de idade, e está disposto a esperar com paciência, então você tem a disposição correta e que normalmente impressiona positivamente.

Assim, ao desconsiderar algum desses pontos, alguém que nos critique por não dedicar menores está na verdade sendo injusto conosco.

Para encerrar, quero deixar claro que esse texto não deve desestimular o caminho para a Deusa, mas antes deve ser encarado como um desafio. Se um adolescente é tão bom assim para o serviço dos Deuses quanto ele apregoa, e esse mesmo adolescente deseja servir aos Deuses, ele servirá, dentro ou fora da TCS. Se ele deseja participar da nossa Tradição, de nossa irmandade, então esse mesmo adolescente irá respeitar essas regras desde o início. E ele terá dado uma prova de caráter e Fé agindo desse modo, o que demonstra, desde sempre, a qualidade daqueles que procuram o caminho dos Deuses.

Agathos Athenodoros


Compartilhar