Quando dizemos que há 4 elementos, não estamos nos referindo à tabela periódica que os cientistas usam para classificar os átomos. Estamos nos referindo à antiga ciência de muitas culturas baseadas na Terra, que conheciam a existência de 3 estados físicos: ar, água e terra (a ciência pode agora referir-se à estes estados como gasoso, líquido e sólido) e um outro estado, fogo (ou energia).

Chamamos isto de Elementos da Vida, por que eles são o que cada um de nós precisa para viver. Cada ser humano, animal e planta precisa de ar puro, água fresca, solo fértil, comida e uma fonte de energia para viver. Nossa vida só pode existir com o equilíbrio de todos eles. Nós, animais, precisamos de oxigênio, comida, expelimos carbono e expiramos nitrogênio. Enquanto isso, as plantas respiram carbono, expiram oxigênio e produzem comida. O sol aquece nosso planeta e faz com que o oceano e ar estejam em constante movimento, a lua governa as marés e nós oscilamos através dos ciclos sazonais e clima. De qualquer forma, não importa o quanto sejamos ricos ou pobres, nenhum de nós pode viver sem o equilíbrio destes ciclos elementais.

Na Wicca, cada elemento corresponde a um ponto cardeal: Terra com o norte, ar com o leste, fogo com o sul e água com o oeste. Iniciamos cada um de nossos rituais chamando (ou invocando) o poder dos elementos e lembrando exatamente onde estamos em relação a eles.

 

Essa associação entre as direções e os elementos é a mais utilizada hoje na Wicca e em diversos caminhos mágicos, mas de onde ela veio? A base de nossos sistemas mágicos ocidentais encontra-se na Europa, ou mais precisamente, na Inglaterra. Esta associação que usamos entre elementos e direções era a associação que fazia mais sentido segundo a geografia da Inglaterra: O oceano Atlântico está a Oeste, logo lá foi colocada a Água. O Inverno e as Montanhas ficam ao Norte, logo lá colocaram a Terra. O sul é mais quente, logo o sul ganhou o fogo. E o Ar foi colocado ao Leste, a direção do nascer do sol, que marca o começo de cada dia.

Esta associação é a única que funciona? Não. Por exemplo, nesta lunação pense em qual seria a associação mais adequada á Geografia do Brasil. Por quê? Escreva um ensaio sobre isso e envie a seu mentor. Experimente pelo menos uma vez chamar as direções segundo esta nova associação. Como você se sentiu?

O trabalho mágico com os 4 elementos é efetivamente importante no processo de compreensão de nossa própria natureza humana e como ela se expressa no mundo. Através do contato com os elementos da natureza entramos em contato direto com a sua força e seu poder em todos os âmbitos de nossa vida. Estes elementos podem ser visíveis ou invisíveis e sua magia é acessada diretamente através do contato com a natureza.

Os 4 elementos são forças e energias que constituem o Universo e tudo o que existe nele. Eles possuem formas e forças. Cada elemento possui determinadas qualidades, naturezas e atributos. Os espíritos ou seres dos elementos estiveram presentes em muitas culturas, particularmente Grega, Romana e Celta. Todos os encantamentos, práticas e feitiços estão ligados aos 4 elementos, já que a Magia vê relações entre a natureza e todas as coisas. Ao vivenciarmos os 4 elementos, nos abrimos para a possibilidade de melhorarmos a relação com nós mesmos e com o mundo à nossa volta.

 

Compartilhar

Naelyan Wyvern é a fundadora e Alta Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras.