Determinação de horas planetárias

Texto de Agathos Athenodoros

Parte I: Definindo Dia e Hora Planetária.

Paracelso dizia que a energia planetária de uma determinada hora se dava geralmente pela energia do Planeta que era regente diurno ou noturno e especificamente pelo regente da hora. Vou colocar explicações entre colchetes […], mas vocês não precisam das explicações para montar a tabela.

A tabela deve ser construída do seguinte modo:

1) O Planeta regente da 1° hora planetária do primeiro dia da semana (Domingo) é o próprio Sol. [A explicação é que todas as coisas nascem da Luz/Fogo que é a mais pura de todas as forças, primeira Força do Universo para Platônicos e Estóicos e todo o poder dos Planetas emana da Luz que eles projetam.]

2) A segunda hora planetária é a hora de Vênus. A terceira é a de Mercúrio. A quarta da Lua. A quinta pertence a Saturno. A sexta, Jupiter. A sétima, Marte. A oitava, novamente ao Sol, repetindo todo o ciclo. [Isso se explica segundo aquilo que se convencionou chamar de “Ordem dos Caldeus”, que se refere a ordem na qual aparentemente os Planetas são vistos a partir da terra, do mais lento para o mais rápido: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua].

3) Siga essa ordem, até completar as 24 horas de Domingo. A última hora (24°) de Domingo será de Mercúrio. A 1° hora planetária da Segunda-feira será da Lua [Moonday em inglês e Lunes em espanhol são referências a este fato]. Permaneça seguindo essa ordem e a primeira hora planetária da terça-feira será a de Marte. A primeira hora de quarta, Mercúrio. A de quinta-feira, Júpiter. A de sexta, Vênus e a de Sábado, Saturno.

4) O dia é regido pelo primeiro Planeta da primeira hora diurna. A noite é regida pelo primeiro Planeta da primeira hora noturna, isto é, a 13° planetária.

Parte II: Definindo a duração da hora planetária.

Critério 1: Você pode simplesmente definir que a primeira hora começa as 6:00 da manha e divide as horas subsequentes de uma em uma.
Critério 2: Você define que a primeira hora começa com o nascer do Sol e seguem de uma em uma hora.

Vantagens desses dois métodos: 1) São práticos e normalmente funcionam bem em regiões tropicais, especialmente se você está mais próximo do equador assim como se você está mais próximo dos equinócios.

Desvantagens: é impreciso. Se você vai se dar ao trabalho de usar a técnica, use-a com o máximo de precisão que você puder ou abandone-a.

Critério 3: Método de precisão.

1) Em primeiro lugar, descubra que horas o Sol nasce e que horas o Sol se põe na sua cidade no dia em que você vai fazer seu feitiço. Para Brasilia, dia 30 de junho temos:

Nascimento: 6h39min
Ocaso: 17h52min

Ou seja, subtraindo a hora do Ocaso pela hora do nascimento do Sol, temos:

17h52min
6h39min –
________
11h13min

Isso significa que as horas diurnas vão durar exatamente 11h13 minutos, e não 12 horas como imaginamos. Se você dividir essas 11h13min por 12 (que é o numero de horas planetárias diurnas), temos 56min05seg.

Ou seja, a hora de Saturno (que é a primeira hora planetária do dia), dia 30/06 vai de 6:39min até 7h35min05seg. A hora de Júpiter (que é a segunda hora planetária do dia de Sábado) começa as 7h35min06seg e vai até 8h 31min10seg… e assim sucessivamente.

[Observe que a hora planetária de fato é essa que descrevi no critério 3. As outras duas são aproximações. As vezes, elas funcionam bem. Mas como estamos no inicio do inverno, há essa distorção. Assim, se você compara o critério 1 com o 3, por volta de 6:15 da manhã de Sábado seria hora de Saturno pelo critério 1 e hora da Lua pelo critério 3. Entre 6:39 e 7:00 (21 minutos apenas de coincidência; distorção de 39 minutos; 39 chances em 60 – 65% de chances – de você estar usando a hora planetária errada).]

Ok, você chegou até aqui, na 12° hora planetária de Sábado. Agora precisa saber que a 13° hora de Sábado – regida por Mercúrio – é calculada de modo ligeiramente diferente.

Um dia tem 24 horas. Se você subtrair 24 do valor das horas diurnas, teremos o numero de horas noturnas. No nosso exemplo, temos:

24h00min
11h13min –
________
12h47min

Dividindo essas 12h47minutos (que é a duração da noite/madrugada do dia 30 para o dia 1°) por 12 horas planetárias, temos 1h03min50.

Assim, se a hora de Mercúrio (que é a 1° hora noturna de Sábado) começa às 17h52min, ela termina às 18h55min50seg. A hora seguinte a da Lua começa às 18h55min51seg e termina às 19h59min40seg

Ultimas explicações:

Não surte com isso. Não dependa dessa ferramenta. Ela é útil, muito útil pois ajuda a agregar poder. Mas isso não significa que você tenha que esperar até o ultimo segundo (ou primeiríssimo) para fazer algo.

Agathos Athenodoros, 2012

Brasília, Sol a 7 graus de Câncer. 11° hora noturna do dia de Mercúrio. Passados 50 minutos da Hora.

Compartilhar

Deixe um comentário