Vou dar minha visão pessoal da bruxaria, muita gente não concorda com ela. Para mim a bruxaria é ao mesmo tempo um caminho espiritual e um oficio e ela pode ser ambos ou apenas um deles. Como caminho espiritual a Bruxaria é o culto aos deuses antigos, é honrar dos ciclos da natureza, é o contato com os mundos que cercam o nosso. Como oficio a bruxaria é a pratica da magia natural baseada nos quatro elementos.
Algumas pessoas fazem a distinção entre bruxa e feiticeira. A bruxa sendo aquela que pratica a bruxaria como caminho espiritual e a feiticeira sendo aquela que pratica a bruxaria como oficio. Para mim o termo chave é o verbo praticar. Estudar livros de bruxaria não torna ninguém uma bruxa. Bruxaria, quer seja oficio ou caminho espiritual, demanda prática.
Algumas pessoas entendem que a bruxaria e o sacerdócio estão intimamente ligados, ou seja, toda bruxa é uma sacerdotisa dos deuses antigos. Eu conheço varias bruxas que nunca fizeram seus votos e nem por isso são menos bruxas. E conheço sacerdotes que não são bruxos.
Algumas pessoas entendem que e a bruxaria a iniciação estão intimamente ligadas. Mais uma vez, eu conheço varias bruxas que nunca sentiram necessidade de uma iniciação formal e nem por isso são menos bruxas. E conheço iniciados que não são bruxos.
Em todas as definições que eu encontrei de bruxaria, existem alguns pontos em comum:
- a crença em alguma forma de divindade.
- conhecimento sobre os 4 elementos e como eles se manifestam e relacionam em nosso mundo.
- conhecimento sobre ervas, plantas, fases da lua, correspondências magicas.
- a capacidade de fazer magia.
- a crença de que podemos moldar nosso destino, não somos meras vitimas do que nos acontece.
- o contato com seres de outros planos, sejam guias espirituais, fadas, dragões, os mortos.
- a observância de alguma forma de roda do ano.
- o respeito e o amor pela natureza.
- o cuidado com o próprio corpo como instrumento de poder e prazer.
Para mim, a Wicca é a forma religiosa da Bruxaria.