Celebrando de formas simples

Eu recebo muitas perguntas e desabafos de pessoas dizendo que não conseguem se conectar com os Deuses, ou fazer os rituais, e assim sentem q não estão praticando “direito”. Vários pensamentos vieram na minha cabeça e, como nós já temos alguns vídeos no canal sobre esse assunto, decidi escrever um post a respeito.

Em primeiro lugar, sabemos que a Wicca é baseada nos costumes dos Povos Antigos, especialmente os povos celtas. Gente, será mesmo que esse povo fazia círculo mágico e meditava pra falar com os Deuses?

Dificilmente, né?

O culto antigo aos Deuses era baseado no ciclo de plantio e colheita, nas estações, no dia-a-dia das pessoas e o que elas precisavam fazer pra sobreviver. Ninguém (ou talvez quase ninguém) estava preocupado em fazer as coisas de um jeito super estruturado, cheio de liturgia. Claro, havia os sacerdotes e as sacerdotisas. Esses, sim, deveriam ter mais estrutura em suas celebrações.

Mas tem uma coisa que acontecia no passado e que hoje não tem na nossa sociedade: o sacerdócio era um ofício, um trabalho. Quem escolhia essa função vivia para isso 24 horas por dia. Não tinha outras obrigações fora dos templos. Então, imagino (porque só podemos mesmo imaginar) que deveria ser bem mais fácil ter horários fixos para rotinas sacerdotais e tudo mais.

Hoje, nós queremos exercer o sacerdócio enquanto temos diversas outras funções: somos estudantes, ou trabalhamos em algum lugar; temos família e amigos para dar atenção. E não queremos deixar de fora partes tão importantes da nossa vida apenas pelo sacerdócio. E por mais que seja uma ideia muito interessante, viver de sacerdócio no paganismo é um privilégio para poucos. Viver bem, ganhar muito dinheiro com isso, é ainda mais difícil.

Portanto, sabemos que às vezes vai ser super difícil parar o que está acontecendo pra traçar um círculo mágico e celebrar um Sabbat ou um Esbat com a estrutura Wiccaniana certinha. Sabemos que, além das dificuldades de rotina de cada um, tem também o fato de que muitos pagão vivem com famílias cristãs, que restringem sua prática. E por isso, precisamos, sim adaptar nossas práticas (e talvez fazer mais como os antigos).

O jeito mais fácil de fazer isso é transformar aquilo que já fazemos em momentos mágicos e devocionais. E isso é super desafiador quando a gente faz um monte de coisa no modo automático, mas também é uma forma muito legal de começar a prestar atenção em cada ato do nosso dia.

No nosso canal no Youtube, publicamos um video com diversos sacerdotes contando um pouco de como eles fazem no dia-a-dia:

Além desses vídeos, temos vários outros no canal dando ideias de celebrações simples para Sabbats e Esbats, e também formas de conexão com os Deuses:

No meu canal pessoal, eu também fiz um vídeo sobre como ser bruxo 24 horas por dia:

E você, quais são as suas dicas para se conectar com os Deuses e celebrar no seu dia-a-dia? Que dúvidas você tem sobre o assunto? Comenta que a gente tenta responder! =)

Compartilhar

Aileen é consagrada à Deusa Isis/Aset, cuida do site e do Youtube da TCS e é autora de dois livros: Vivendo Isis (2018) e A Magia das Estrelas (2019), o primeiro livro em português de Magia Estelar.

Deixe um comentário