O sucesso será sua prova

O que você entende da frase ” O sucesso será sua prova ” ? Conte para nós!

Esta frase tem vários significados para mim. Eu venho de uma família que praticava a bruxaria como ofício, mas durante uma boa parte da minha vida, eu não sabia que essas práticas faziam parte de um sistema, de uma religião praticada por outras pessoas. Eu fazia o que me foi ensinado. Quando eu finalmente encontrei a bruxaria e entendi que era isso o que minha família fazia, eu também encontrei uma série de regras e conceitos que faziam sentido para mim e uma enorme quantidade deles que absolutamente não fazia. O que eu fiz? Comecei a testar. Se um conceito passava pelo crivo da utilidade e funcionamento na prática, eu adotava, caso contrário, descartava.

Eu pratiquei a Bruxaria como solitária por mais seis anos até encontrar um grupo. Mas quando eu encontrei este grupo eu tb encontrei muitos dogmas. “Vc não pode fazer assim.” “Vc não pode fazer tal coisa.” Foi neste momento que meu arquétipo interior do rebelde mais se manifestou. Quem pode dizer o que eu posso ou não fazer? Um líder espiritual pode me dizer o que eu devo ou posso fazer dentro de um determinado sistema/tradição/grove/coven. Mas ninguém tem o direito de dizer o que eu posso ou não fazer em minha pratica pessoal. Se funciona para mim, eu pratico. O sucesso é a única prova de que eu preciso.
Minha avó me ensinou que não se deve brigar com fatos. Brigas com fatos é como brigar com uma cadeira, vc pode gritar com ela, pode argumentar o quanto quiser, ela não vai mudar para te agradar. Fatos são assim. O que o funciona para mim é um fato. O que funciona para outras pessoas tb é um fato.

No início de minha “carreira” de bruxa na internet, eu encontrei as mais estapafúrdias regras e dogmas. Tive as mais loucas discussões com pessoas que se julgavam donas da verdade e não satisfeitas em praticar sua verdade, queriam enfiar sua verdade pela minha garganta abaixo. Estranho encontrar na Bruxaria o mesmo fanatismo que encontramos nas religiões dominantes, não? Fez-me pensar que mudar de religião não é cura para babaquice.

“O sucesso será a sua prova” tornou-se minha principal ferramenta nessas discussões. “Meu, funciona para vc? Meus parabéns. Não funciona para mim, então eu não vou fazer do seu jeito, ok? Não gostou do meu jeito? Não use. Por mim, está tudo bem. Eu absolutamente não preciso que vc concorde comigo. Podemos concordar em discordar e seremos todos felizes.”

Quando eu entrei para o Círculo de Prata ficou claro que eu e a Mavesper tínhamos jeitos absolutamente diferentes de fazer as coisas. Eu lembro que um dia sentamos e discutimos o que ela chamou de jurisprudência. E concordamos em aceitar e respeitar nossas diferenças. Muito do que eu faço ela considerava absurdo (e ainda considera). Muito do que ela faz eu considerava e considero estranho. Mas e daí? Eu não preciso concordar para respeitar. Eu não preciso concordar para estar disposta a testar. E se funcionar, eu passo a usar. Simples assim. Não tenho o menor problema em rever conceitos e admitir que algum outro método funciona melhor do que o que eu vinha usando.

Uma das coisas que me afastou do Cristianismo foi justamente a questão de “verdade absoluta”, uma verdade inquestionável que devia ser acatada de cabeça baixa. Eu nunca consegui aceitar ou aturar isso. Sou rebelde demais para este tipo de coisa. Agora, vamos pensar juntos, se eu rejeitei o cristianismo justamente por causa do dogma, vc acha mesmo que eu passaria a tentar forçar dogmas na Bruxaria? Ou que eu os aceitaria? Jamais!

“O sucesso será a sua prova” é meu voto de respeito e de liberdade. Eu faço o que funciona para mim, vc faz o que funciona para vc. Se eu for celebrar com vc, farei do seu jeito. Se vc vier celebrar comigo, fará do meu. É tão simples e tão libertador. Se todos os bruxos conseguissem viver assim, não haveria essas brigas constantes. E aprenderíamos que juntos somos mais fortes do que a soma de cada um. 

“Alone we can do so little. Together we can do so much.” – Hellen Keller. “Sozinhos, podemos fazer tão pouco. Juntos, podemos fazer tanto”

Compartilhar

Naelyan Wyvern é a fundadora e Alta Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras.

Deixe um comentário