Primeiramente vamos entender o que é sombra.
Tanto na magia quanto na psicologia sombra é um compartimento do nosso inconsciente onde é guardado todos os comportamentos e ações, sentimentos e reações que nós desconhecemos em nós mesmos. É comum ter pessoas dizendo que a sombra é tudo aquilo que nós odiamos, temos medo e não gostamos. Se estes três tópicos anteriores forem desconhecidos por nós, ok. Eles podem estar na sombra, caso contrario não. Vamos a um exemplo.
Uma pessoa extremamente ranzinza e mau humorada que não vê graça em nada, qual seria a sombra desta pessoa? Por ela só conhecer a forma como vive e por ver o mundo por uma lente cinza a sombra desta pessoa seria a alegria e descontração.
Este exemplo ilustra que características e comportamentos que estão na sombra não necessariamente são aquilo que tememos ou odiamos, contudo, é tudo aquilo que não enxergamos em nós.
Já vi muita gente achando que o contato com a sombra é muito intimista, realizo um ritual e pronto. Já conheci minha sombra já sei o que eu preciso e está tudo bem. Ledo engano, a sombra vai se manifestar nas pessoas ao seu redor. As pessoas ao seu redor vão refletir características, comportamentos, ações e reações suas, que não desconhece em si mesmo.
Pense numa situação onde você bateu o olho em alguém e não gostou, a pessoa não te fez nada, mal trocaram meia dúzia de palavras, mas a pessoa não desce. Tem até quem diga coisas como “Minha energia não bateu com a dela”, Mesmo que haja alguma interferência energética este é um sintoma clássico de transferência de sombra. Se for analisar aquela pessoa tem alguma característica sua ou algo que você internamente gostaria de ter ou ser.
E então entramos no primeiro contato com a sombra, A Fuga.
Nesta fase a pessoa nem sequer se abre para a possibilidade de que possa haver algum problema com ela, algo que precisa ser mudado na forma com a qual ela se relaciona com pessoas e com as situações. Já aconteceram situações como: Exemplo. Você detesta pessoas autoritárias e se depara com uma no seu trabalho e bem no seu setor, então você muda de setor e encontra uma pessoa igualzinha aquela no seu grupo de faculdade meses/anos depois? Então esta é uma forma de fugir da sombra, fugir daquilo que te incomoda e que te tira da zona de conforto, mas lembre-se a sombra só se manifesta do lado de fora, ela reside dentro de você, então por onde for ela irá te acompanhar.
O segundo contato com a sombra é A Negação.
Nesta fase, nem por um decreto você consegue enxergar que determinada pessoa que você detesta tem a mesma característica que você, ou o mais alarmante, possui o que você gostaria de ter e ser. Exemplo. Um funcionário tem um chefe extremamente arrogante e intolerante, ele reclama que o chefe não percebe como trata mal os seus subordinados. Esse mesmo funcionário no final do expediente vai a uma lanchonete e maltrata o garçom. Reclama do momento em que entrou na lanchonete e ao momento em que saiu. Se formos analisar as falas do chefe que maltrata os funcionários com as falas do funcionário que maltrata o garçom. As falas serão as mesmas. Embora o funcionário não reconheça isso.
O terceiro contato com a Sombra é A Aceitação.
Neste ponto você consegue perceber que determinadas pessoas te incomodam, que possui algo delas em você e está na hora de encarar isso. Esta é a grande chave que toda a bruxa e todo o bruxo deve girar. Tornar a sombra sua aliada. Neste ponto é possível reconhecer em si que é arrogante, perfeccionista e tornar este limão numa deliciosa limonada.
Sugestão de contato com a Sombra
Não se iluda. Esta é apenas a ponta o iceberg. O iceberg é um símbolo dos psicanalistas justamente por 20% dele está sob a superfície (não importa o tamanho do iceberg) o restante dos 80% residem imersos na água. Este é o mesmo esquema para nós que trilhamos rumo ao auto conhecimento. Esta primeira conversa será o início de sua descida até sua sombra.
Os tópicos abaixo são nada mais nada menos do que sugestões, vocês são livres para escolherem e criarem seus próprios métodos. O objetivo é fazer com que sua sombra se manifeste para você, assim será possível trazer a luz mais informações sobre você que eram desconhecidas e evitar conflito em relações com outras pessoas e situações.
- Converse com a sua sombra. Monte um questionário contendo perguntas que te possibilite conhecer melhor esta face sua. Faça as questões com a mão direita, reflita sobre as questões e responda com a mão esquerda.
- Escreva uma carta para sua sombra. Medite sobre o que você escreveu e responda de forma que você pode analisar a maneira como a sua sombra vê o mundo.
- Sinta suas emoções e dance para sua sombra e dance com sua sombra.
- Sinta suas emoções e cante para sua sombra e cante com sua sombra.
- Medite e peça para que sua sombra se manifeste para você, converse com ela. Dialogue, sempre buscando um ponto de equilíbrio para que ela se torne sua aliada.
- Tenha uma conexão com Deusas/Deuses mais voltadas para o submundo e o mundo inconsciente como Hécate, Ran, Hades, Yinepu, e peça para que Eles te ajudarem nesta jornada.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.