Poder aumenta-se praticando magia, estabelecendo laços, seja com outros praticantes, seja com seres de outros planos, associando-se a várias egrégoras, auxiliando outros no seus caminhos e eventualmente iniciando-os, etc. Todas essas coisas (e outras mais) levam tempo e dedicação, e possuem sempre uma dificuldade inerente a cada uma delas, e que dependendo do modo como são conduzidas podem fazer vc perder Poder e não ganhar. Além disso, poder flutua ao longo dos anos, dependendo de inúmeros fatores. Entretanto, a vantagem que o Poder traz é que ao menos no início, é possível ser especialmente dotado de algum dom ou qualidade mágica que pode superar e muito os outros fatores.
Conhecimento aumenta aprendendo mais e mais. Quanto mais vc sabe sobre tudo – e não somente magia – mais hábil vc fica com magia. Bons magistas aplicam seu conhecimento técnico, humanístico ou científico as suas praticas mágicas. Quanto menos preconceito vc tem sobre si mesmo e o mundo, mais hábil vc se torna e a forma mais importante de conhecimento é o conhecimento sobre si mesmo. Quanto mais vc sabe, mais inteligente vc fica e consequentemente, sua magia melhora. Magia não é para gente burra. Cultivar a ignorância é anátema para o bom magista. De certo modo, o Conhecimento incrementa o Poder do magista, mas, ao contrário do Poder que varia ao longo dos anos e da Sabedoria que depende de condições reais e variáveis, o Conhecimento enquanto é cultivado, apenas cresce. Ele pode parar de crescer se vc não gastar tempo e energia com ele. Mas não diminui, como acontece quando vc deixa de cultivar seu Poder pessoal.
Sabedoria depende das condições concretas e contingentes. Basicamente implica na aplicação correta do Poder mediado pelo Conhecimento e pelas condições reais do problema a ser resolvido com magia. Exemplo hipotético: vc tem uma quantidade mediana de Poder e conhece uma boa técnica de cura. Mas não entendeu como realizar efeitos de magia através do Espaço. Assim, sua técnica está limitada por vc não ser capaz de usá-la a distancia. Sabedoria implica em resolver esse problema e garantir que seu alvo será curado. Destes fatores, este é o mais difícil de ser controlado, mas é justamente esse que privilegia magistas mais éticos. Quanto mais correto é seu comportamento dentro de um sistema ético qualquer, mais corretamente o universo responde a suas ações, de modo que isso mantem alguma regularidade nas variantes que esse fator pode oferecer.
Quando vc controla esses 3 fatores, o resultado é certo. Quando vc perde o controle sobre qualquer um desses 3 fatores, é possível que vc dê conta de resolver a questão. Se vc controla apenas um ou nenhum desses fatores, sua magia falhará. Numa disputa com magia, ganha quem controla mais fatores.