Para aqueles que não podem comprar os seus instrumentos mágicos ainda e/ou não podem praticar e celebrar a Wicca como religião abertamente ainda, há soluções para poder celebrar em tranquilidade.
A primeira é de se montar um altar virtual. Mas, o que é um altar virtual ?
Um altar virtual é uma representação, seja de imagens ou de símbolos do que seria um altar concreto. Não precisa obrigatoriamente usar imagens que sejam obviamente os instrumentos utilizados na Wicca, mas que estejam associados às suas funções mágicas. Mas, caso queira montar um altar virtual tipicamente Wiccaniano ou achar uma imagem de altar virtual Wiccaniano e quiser usar, fica ao critério de cada um. Exemplos de imagens e de símbolos para dar idéias de altar virtual: usar uma imagem de alguém rezando para o elemento Espírito. Usar uma imagem de folhas para o elemento Terra. Usar um símbolo que represente um símbolo da música para o elemento Ar. Usar uma imagem de fogueira para o elemento Fogo. Usar uma imagem de chuva para o elemento Água. A Deusa poderia ser representada por uma bela mulher e o Deus por um belo homem que remeta ao Sagrado quando olhar para as imagens. Pode-se pintar, desenhar, criar uma imagem que englobe uma representação de altar. Pode-se fazer um recorte, se gostar de recortes em uma cartolina. Pode montar um altar com representações para o altar e fotografar. Deixe a sua imaginação e o que sabe trabalhar melhor, te ajudar a criar o seu altar virtual.
Onde posso ter o altar virtual ? pode ser no celular, no seu tablet ou no seu laptop como papel de parede principal. Como foi dito antes, pode ser um quadro, um desenho, um recorde seu ou uma fotografia. E, importante: depois de montar o altar virtual, deve consagrá-lo e nas suas consagrações, não se esqueça de criar proteções mágicas para ele. Lembrem-se que ele é virtual.
E em relação a círculos mágicos e rituais ? Use o seu corpo. O seu corpo possui os quatro elementos e Magia. Pode traçar e destraçar um círculo mágico com os seus dedos indicador e médio com o braço estendido. Pode usar o seu sussurar para invocar ou despedir-se das quatro direções e de seus Poderes, dos Deuses e do que mais desejar invocar ou for se despedir.
Há a possibilidade de criar o seu templo astral e lá pode fazer tudo que desejar. Você trabalhará em estado meditativo em alfa e poderá criar o seu altar e como os seus instrumentos mágicos são, como exemplos. E, pode realizar desde encontros com os seus Deuses para conversar com eles até celebrar rituais e lançar feitiços por lá. Lembrem-se de selar e de proteger magicamente o seu templo astral, deixando claro que só você pode ir lá, entrar nele, modificá-lo, destruí-lo e construir outro em todas as dimensões de Tempo e de Espaço.
E, como se faz com os Esbats e Sabbats ? Estude bem sobre o que é um Esbat e o que é a Roda do Ano. Pode-se celebrar usando coisas do cotidiano que ninguém pode desconfiar. Exemplo: um prato de arroz e feijão que se for comer pode ser uma oferenda consagrada para o Sabbat Mabon, por exemplo ou uma maçã ou uma rosa consagrada que pode ser deixada em um jardim ou parque, pode ser uma oferenda para o Sabbat Litha. Pode-se usar uma música que ouve no dia-a-dia e que a letra da música faz sentido para um Sabbat ou um Esbat e usar na hora do ritual. Pode até tocar no mp3 player e os outros nem precisam ouvir, mas deixar claro que é para uma divindade ou para o próprio ritual ou para um feitiço durante o ritual.
Começem a pensar “fora da caixa” e sempre mantendo a coerência com a Wicca e, assim poderão praticar e celebrar com discrição, sem chegar a ter desavenças e também podendo respeitar as diferenças de credos e de religiões no local onde moram.