Submundo

O que é o submundo?

Afinal, o que é o submundo? As pessoas me perguntam e eu não sei responder. Alguns dizem que é o paraíso, outros dizem que é parecido com o “inferno”. Como são as coisas por lá? É um lugar bom? Um lugar ruim? O que é submundo, afinal?

Para começo de conversa, submundo é um coletivo. Não é uma coisa só, um único reino; é uma coleção de mundos, unidos por uma característica em comum. Os mundos que formam o submundo são mundos que não podemos tocar, nem neste plano, nem em qualquer outro através de nossas formas físicas.

Mas vamos esclarecer isso melhor. Considera-se “mundo” como sendo também uma coleção de mundos. O primeiro é este mundo em que vivemos, o mundo físico dos humanos. Também fazem parte dos “mundos” os planos dos elementais, das fadas, dos dragões e dos unicórnios. Também fazem parte dos “mundos” os planos onde estão nossas vidas anteriores e paralelas.

Submundo e a pluralidade dos mundos

E o que faz parte, então, do submundo? O mundo dos mortos faz parte do submundo. Mas o mundo dos mortos não é apenas um mundo, é também um coletivo de mundos criados para os mortos. Cada cultura tem a sua versão do mundo dos mortos, e cada uma existe em uma das extensões de mundo dos mortos. Desta forma você poderá encontrar o mundo dos mortos kemético, que é regido por Wesir, o mundo dos mortos grego, regido por Hades e Perséfone e o mundo nórdico regido por Ran, por exemplo.

Os mundos dos sonhos e das sombras também fazem parte do submundo. No caso específico do mundo das sombras, ele é dividido através de múltiplos conceitos de sombra: existe o mundo das sombras das pessoas ― um mundo quase igual ao nosso onde nossas sombras interagem. Mas também existe o conceito de sombras como seres de uma realidade diferente da nossa, com um mundo próprio exclusivo, localizado no submundo.

Demais mundos inferiores

Todos os mundos xamânicos e dos animais de poder fazem parte do submundo. Vocês já perceberam que a gente sempre entra no mundo xamânico por uma caverna ou buraco, sempre por baixo da terra? É por esta razão. Os mundos dos cristais também fazem parte dos mundos inferiores, assim como o mundo dos seres da noite.

Boa parte dos planos astrais são submundos, como os mundos de caos e ordem e o mundo por trás dos espelhos.

Naelyan Wyvern é a fundadora e Alta Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras.