Às pessoas que almejam entrar no processo de Dedicação, encontrarão na figura das Deusas e Deuses, o centro do sacerdócio no ofício de bruxa. Faz parte da Jornada, a escolha de um Casal Sagrado para ser o farol do processo da Dedicação. O Casal, durante esse período, amparará e dará o devido suporte ao dedicado como conselheiros, abrigo e professores. É válido apontar que também darão o “tom” que a dedicação terá, e essa é a principal razão que há de se levar em conta alguns fatores na escolha do Casal Sagrado:
Influência Divina
É importante no período de escolha, que o postulante/dedicado reflita sobre as características e influências que as Divindades vão trazer para si. Se faz necessário equilibrar a energia da divindade com a sua. Se você é uma pessoa completamente hiperativa e que não se permite dar o tempo para vivenciar as experiências, ou seja bélica e agressiva diante de momentos de crise, talvez Divindades mais ligadas à aspectos de introspecção sejam uma boa escolha. Caso você seja uma pessoa extremamente passiva diante da vida, que costuma se eximir de tomar posicionamentos, talvez Divindades solares ou com aspectos bélicos possam ser o ideal para harmonizar sua energia. Da forma que for, é recomendado que o Casal Divino faça parte do mesmo panteão. Conversar com sua dedicadora ou dedicador é sempre uma boa possibilidade para auxiliar na decisão.
Caminho da escolha do Casal Sagrado
Independentemente de qual caminho será tomado para a escolha, é fundamental que o dedicado tenha conhecimento sobre as Divindades que irão o acompanhar nesta jornada. Se a pessoa está no início de sua trajetória e não conhece tantas Divindades, um bom início é estudar as mitologias dos panteões que mais se afinam com sua própria subjetividade. Ler referências históricas, procurar bons livros, estudar as representações dos Deuses…. mas se o bruxo já possui certo conhecimento de panteões e Divindades, e se já possui algum contato devocional com Deusas e Deuses, pode também pedir para que um Casal Divino mande alguns sinais para se revelar. Comumente, é interessante solicitar por três sinais nítidos. Pode pedir sinais por sonhos, por objetos físicos, referências no dia a dia… os sinais podem ser plurais, mas devem ser entendíveis ao bruxo. Por mais que a pessoa já tenha Deusas e Deuses que façam parte de seu culto pessoal, ou ainda está conhecendo divindades, é fundamental que os sinais sejam pedidos para serem identificados.
Abrir os sentidos para identificar o eco das divindades
Por mais que as possibilidades de escolha quanto o seu Casal Divino de dedicação possa ser tomada de maneira racional, é válido ser apontado que geralmente são os Deuses que escolhem a pessoa – e não o contrário. Às vezes já existe uma Deusa e um Deus de pronto para adotar uma pessoa como sua durante a jornada da Dedicação. Eu mesmo, antes de iniciar efetivamente meu processo, tinha em mente um Casal Divino. Para minha surpresa, poucos dias antes do início, um outro Casal manifestou sinais nítidos e não deixou margem para a negativa. No final das contas, os Deuses sempre sabem.
Lembre-se de sempre estar alinhado com seu dedicador ou sua dedicadora quanto esses sinais. Ele ou ela também poderão dar o veredito nessa questão. O fundamental é estar com o coração em abertura para acolher os nomes que surgirem e dar esse primeiro grande Salto de Fé.
Por: Aureus Cornix
Sacerdote da Tradição Caminhos das Sombras
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.