Assim como os 3 mosqueteiros na verdade eram 4, com os elementos acontece uma coisa semelhante. O quinto elemento, que significa a união dos demais é o Espírito, também conhecido como quintessência ou éter.

O Espírito é o elemento da Eternidade. É a Força que transcende a forma e o Poder que permeia o Todo.

O Espírito transmuta toda energia em matéria e transforma tudo em energia uma vez mais. Ele é das mais altas freqüências vibratórias da vida.

Espírito é o Grande Mistério. Ele é o indefinido significado de todo o Ser. O Espírito não tem paradigma. Ele é o elemento do que é estranho e do que é familiar. Ele é o alien e o aliado, os quais conhecemos intimamente.

Espírito é o elemento do convidado que não é visto. Ele é o elemento com que criamos nossos deuses, e pelos quais, por nossa vez, somos nós criados.

Espírito é o elemento do sagrado em todas as áreas e aspectos de nossa vida. Espírito é o elemento Sagrado. Ele é o poder do holismo e a força da harmonia universal. Espírito é o trabalhador das maravilhas, o Sábio e o Louco.

O Espírito é o elemento dos Antigos. Ele é o plano multidimensional que transcende o mundano e energiza o etéreo.

Espírito é o elemento da inevitabilidade. Ele é a força que faz girar os planetas em volta dos sóis em galáxias que ainda sequer conhecemos. Ele é o poder da Roda na roca da fiandeira. Espírito é a Teia e quem a tece. Espírito é a tessitura e é a fibra. Ele é o elemento que, em combinação consigo mesmo, cria a grande teia da vida.

Espírito é indivisível, conquanto mantenha as partes separadas entre si. Ele é o elemento raro presente em todos os tipos de energia. Ele é o denominador comum universal. Todas as coisas se expandem de e são reduzidas ao Espírito.

Espírito é a eternidade no agora. É o elemento do lugar que encontramos quando estamos no “aqui-agora”.

Espírito é o vazio, cheio com tudo que há, tudo que é, tudo o que pode ser, tudo o que será. È o elemento do vazio silencioso e da paz que ultrapassa todo o entendimento. Ele é secular, mesmo que seja o fundamento de todas as religiões. Ele é filosofia, irrecuperada da doutrina; ele é devoção sem dogma. Espírito é o elemento de viver um credo. Ele é a igreja mística, que se livra de hierarquias.

Espírito é o elemento da redenção que ri na cara do pecado original. Ele é verdade, sem forma, sem estrutura, que resiste a todas as tentativas de regular sua distribuição.

Espírito é o elemento da universalidade. Ele é Um com o cosmos. Ele é experimentado por um só por todos.

Espírito é o elemento da realização. Ele passa por todos os aspectos de nosso self, trazendo a descoberta das muitas dimensões desse self. Ele forma a ponte que nos capacita a cruzar as seivas da incerteza e encontrar nossa jornada para nos tornarmos inteiros. Ele é o elemento da eterna curiosidade.

Espírito é o elemento pelo qual podemos seguir nosso curso para as estrelas. Ele é a expansão ilimitada para os confins de nossas estruturas convencionais. É o elemento da exploração multidimensional, explorações que ultrapassam a experiência mundana, assim como propiciam o êxtase místico.

Espírito é expresso nos rituais mais elaborados, embora não requeira nenhum. Ele está igualmente presente nas grandes celebrações que exaltam as divindades, como nas simples cerimônias de devoção diária. Ele é o elemento da deificação. Ele reflete os dons máximos dos deuses.

Espírito é o elemento com que santificamos a simples bondade da humanidade e as glórias da natureza. Ele nos ensina a encontrar o divino em todas as coisas que a vida no traz. Ele anula todo julgamento por revelar a perfeição final.

Espírito é o elemento do Amor – pureza, beleza, força a amor compassivo. É o elemento do amor elevado. Ele sempre brilha gentilmente para guiar nossas ações pessoais, ou brilha como um cometa para mudar os rumos da civilização, altera a história e realinha os caminhos de nosso planeta.

Espírito é o elemento dentro de todos os elementos, o espaço entre os espaços, o tecido dos eventos que envelopa nossa existência. Ele é o elemento catalisador de toda Criação. Ele é a fundação de todas as formas de vida, na sua manifestação dimensional.

Espírito anima todas as coisas relativamente. Ele revela a força escondida da Vida naquilo que é aparentemente inanimado, e acorda a consciência inerente naqueles que vêem além.

O elemento Espírito traz a dádiva sagrada da conexão a uma forma mais elevada de consciência e consciência universal.

Espírito é o elemento do Poder evoluído, pessoal, cultural e universal.

O poder do Espírito expande na proporção de nossa conscientização de sal presença, a aceitação de suas dádivas. O que vemos como presença do espírito e que se manifesta em algo ou alguma força é, na verdade, o puro reflexo do Espírito presente em nosso Self.

Espírito é o espelho transcendente e transpessoal. Ele é o espelho que reflete somente aquilo de que estamos claramente conscientes e completamente aceitamos. Ele nos mostra o reflexo de nosso Self em todos os aspectos da natureza, todos os campos da realidade, e todas as dimensões da mente pessoal, cultural e universal.

Espírito também nos apresenta toda vida na forma de um espelho mágico. Ele nos dá poder para galgar os degraus que elevam ao espelho das Visões ao encontro da mais pura imagem do Self. Ele também exige que olhemos no grande espelho de fumaça muitas vezes antes de nossa reflexão começar a emergir, clareada por nossa busca de conhecimento, aceitando nossa responsabilidade pelo Self.

Espírito nos coloca face a face com os mais elevados aspectos do Self. Ele nos provê, com o poder da transformação de acordo com nosso potencial, para manifestar as dádivas do Espírito em claros reflexos em nossas vidas.

Espírito é o elemento da tolerante transmutação. Ele pacientemente dispersa as sombras da resistência e da rebelião que conjuramos para bloquear a luz da verdade. Ele nos perdoa por sermos humanos, com todas as falhas que essa condição abriga. Ele nos ama puramente e nos aceita completamente em nossa humanidade. Ele nos ensina amor, aceitação, perdão, e a ser tolerante com tudo que é humano, dentro de nosso Self e dentro dos outros.

Espírito também ensina a transcender nossas limitações com tolerância e amor. Ele nos capacita à transformação da vulnerabilidade em possibilidade, confusão em evolução.

Espírito é o elemento da mudança universal, cuidadosamente semeada nos caminhos da transformação de cada ser humano.

Espírito é o elemento da conexão ao divino. Ele é o observador que guia nossa jornada ao longo do caminho cristalino da iluminação. Ele nos fará sentir perdidos, de tempos em tempos, até que nós aprendamos a procurar sempre o numinoso em todas as coisas, todos os lugares, todas as dimensões. No entanto, ele sempre deixará a luz conosco para que possamos achar nosso caminho para casa.

Analogias do Elemento Espírito

Os Elementos emergem do espírito, fonte imutável de toda a energia. Este é o reino da potencialidade, da promessa, dos caminhos ainda não trilhados, das galáxias ainda não formadas, do espaço exterior.

O espírito também está presente em nossos corpos. Alguns dizem que é a faísca de vida, a força desconhecida que denominamos alma é um “pedaço” da energia do espírito que reside em cada corpo.

O espírito é visto como a Mãe Criadora de todos os elementos. Ele é energia e se estende a todos os recantos do Universo. É o não-ser. A fonte primordial de energia que é o combustível da vida. Por isso ele contém as energias completas e balanceadas dos outros quatro elementos.

Elemento Espírito
Direção Todas e também o Centro, dentro e fora, acima e abaixo
Energia Projetiva/Receptiva. Divina, cósmica
Signos
Trabalho ritual O Contato com a Divindade em todos os seus aspectos. O Contato com a Grande Teia cósmica, com a Ordem Natural do Universo e o Caos Primordial. As viagens entre os mundos, jornadas xamânicas
Lugares Templos, locais sagrados, bosques sagrados, poços sagrados. O espaço exterior, o vácuo
Cores Opalescente, Branco puro, roxo, negro
Formas Rituais Invocação, Evocação, Canalização
Natureza Básica Desconhecida
Fase da Vida Entre as vidas, antes da concepção
Tipos de magia Que envolvam a divindade ou outros seres espirituais. Contato com as estrelas, energias estelares e planetárias
Tempo Eternidade
Estação
Ferramentas Seu corpo e sua mente
Espíritos
Sentido Audição
Pedras e Jóias Diamante, âmbar, coral, fósseis, jade, pérola, madeira petrificada
Metais Meteoritos
Incensos Mirra, sândalo
Plantas e árvores Artemísia, dente de leão, tabaco, sweetgrass, cardo, canela, olíbano, gardênia, mirra, sândalo
Animais Dragões, unicórnios
Deusas Todas
Deuses Todos
Atraído por Rituais de adoração aos Deuses, contato com as estrelas
Instrumentos a voz, principalmente de várias pessoas cantando juntas
Símbolos As estrelas, a Lua, o Sol
Compartilhar

Naelyan Wyvern é a fundadora e Alta Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras.

Deixe um comentário