Os Quatro Elementos: Terra

Terra é o elemento da manifestação. É o poder da sabedoria prática e a estrutura que sustenta nosso crescimento.

Terra nos conecta com os padrões de um mundo organizado. É a realidade da existência do dia a dia. É a rotina e os rituais que nos fazem reais. Terra é o elemento da realidade.

Terra faz a simplicidade profunda. É a profunda verdade da necessidade. É a simplicidade de fazer o que precisa ser feito. Terra é o elemento do herói do dia a dia, o caçador, o chefe e a Mãe do clã.

Terra é o elemento de haver paciência, ela é ir fazendo o que você tem que fazer enquanto trabalha pelo que virá depois.

Terra é o elemento da abundância. É o poder da prosperidade que permanece balanceado pelos ciclos do Self e da sociedade. É o elemento que provê, desde que as provisões são feitas dele.

Terra nos ensina a tomar conta de nós mesmos, é o elemento da responsabilidade. Terra é o adulto que pensamos querer nos tornar quando éramos mais jovens.

Terra é o sistema contra o qual nos rebelamos quando jovens. É a fundamentação da qual nos espraiamos cheios de força para vida.

Terra é o elemento para o qual retornamos quando percebemos quão importante nossa ligação com o lar e a família pode ser. É o elemento que define onde é o nosso lar, qual nossa casa, família, planeta. É o elemento pelo qual podemos criar uma nova fundamentação para nós com a família composta por toda humanidade.

Terra faz as coisas acontecerem. É o poder da persistência e a força da forma e da função.

Terra é a manifestadora, simples e plana ou intrincada e complexa. É a força material das mudanças e criações.

Terra é o elemento do terno cinza, da flanela e dos sapatos de trabalho. Ela nos lembra que todos os nossos rituais e regalias são coisas fúteis e non sense, a que nos apegamos apenas pela nossa necessidade de um senso superficial de segurança que eles proporcionam.

Terra é o elemento do auto-reconhecimento, é o elemento que às vezes nos faz sentir um tapete jogado no chão. É o elemento de um diretor de escola severa, uma madre superiora ou uma babá muito sensata.

Terra nos encoraja a tudo realizar. Ela nos conclama a usar o melhor de nosso comportamento, para aproveitarmos ao máximo nossas habilidades funcionais, sociais e humanas.

Terra é o elemento de que freqüentemente falhamos ao apreciar o real valor à primeira vista, mas nos perdoa quando percebemos esse valor e retornamos a honrar a influência em nossas vidas. Ela nos recebe bem de volta, como filhos pródigos, crianças que buscam os segredos ancestrais de se auto-sustentar e a nossa família, sociedade, humanidade e todo o planeta que compartilhamos.

Terra é o elemento da escolha sagrada que vem com a aceitação do destino espiritual pessoal. É o pleno entendimento de que as coisas têm que mudar, seja em nossas vidas, seja na de nosso planeta.

Terra é o tempo passando, em todas as formas de espiritualidade. É o eixo que mantém a roda da verdade espiritual girando, sempre em direção à luz. Isto é verdade mesmo quando a roda parece corroída pelas regras e dogmas que são externamente criados.

Terra é o elemento pelo qual recebemos nossa conexão com a natureza da sabedoria espiritual. É revelada pela verdade que chega a nós sem máscaras, assim como vemos nossas vidas diretamente, de cabeça erguida para os que são sinceros.

Terra nos ensina os ritos ancestrais de poder, as cerimônias secretas que nos reconectam os trabalhos internos reais que chamamos de magia.

Terra é o elemento das celebrações, cerimônias, rituais e tradições. É a pedra fundamental de nossas tradições e nos encoraja a construir sobre essas fundações nosso crescimento pessoal. É a cornucópia, o chifre da plenitude. É a mesa de festa repleta dos frutos de nosso trabalho. É tanto o que partilhamos quanto o que armazenamos para nosso crescimento futuro.

Terra nos tenta com dádivas e luxos de indulgências. Ela nos impele a manter nossa honra, no meio de tantalizantes tentações. Ela testa nossa habilidade de negociar entre ter e ter em excesso.

Terra é o elemento pelo qual aprendemos a sabedoria profunda da moderação em todas as coisas.

Terra põe no lugar nossas indulgências, nos dando a exata medida que as coisas devem ter. É o elemento que insiste para acharmos nossos reais caminhos de saúde e poder.

Terra é o elemento das regras. Ela ensina as estruturas dos mestres de nossos jogos. Nos ensina a jogar com firmeza pela diligência, aplicação e prática intensiva. Nos mostra os movimentos e se recusa a fazê-los em nosso lugar. É o elemento do treinador, do professor, do chefe e do mentor.

Terra espera de nós nossa melhor performance e nos provê com as oportunidades de mostrá-la. É a energia dos momentos especiais quando sabemos que nosso trabalho realmente vale a pena.

Terra é a humilde gratidão. É a graça de aceitarmos as experiências de nossas vidas como parte de um grande padrão cósmico.

Terra é o local onde é fabricada nossa existência, são os elementos materiais, as formas mundanas que existem na nossa vida e são parte da Grande Teia.

Terra é o elemento pelo qual selecionamos estruturas dos padrões de nossa personalidade, que nos encoraja a escolhermos ser os mais fortes, mais práticos e nos ajuda a avaliar os padrões tradicionais. Ela também nos leva tanto à prata quanto ao ouro.

Terra nos ensina a relaxar e aproveitar nossas experiências. Nos mostra como fazer que a rotina se torne um ritual de honra. A Terra é zen.

Terra é o elemento da simplicidade que forma o coração de todas as nossas estruturas. É a cola que mantém tudo junto, mesmo quando as peças parecem não encaixar. A Terra faz as coisas terem um fim.

Terra é o elemento central de nossa existência, é a nossa força pessoal, nosso centro de gravidade que nos mantém próximos ao planeta. Ela mantém nossos pés firmemente plantados no solo. Quando o mundo parece de cabeça para baixo, a Terra o faz virar para cima de novo.

Terra é o elemento da força magnética, nos enraíza no planeta nas conexões xamânicas mais sagradas em direção aos mais profundos dos nossos poderes.

Terra é a bússola interior. Ela sempre nos lembra o caminho de volta para casa.

Terra é o elemento da resistência, nos sustenta pelo tempo em que não cremos em nossas limitações materiais. Ela nos mantém supridos e ressupridos pelo tempo em que compreendemos suas energias de abundância e distribuição.

Terra é o lugar de reciclar, olhar os materiais e as formas pelas quais os usamos, em qualquer processo.

Terra aloca nossas habilidades, lhes dá lugar. É a chave ancestral para o poder.

Terra é o elemento da satisfação de um trabalho bem feito.

Analogias do Elemento Terra

Este é o elemento ao qual somos mais próximos, já que é nossa casa. A terra não representa necessariamente a Terra física, mas aquela parte da terra que é estável, sólida, da qual dependemos.

A Terra é o reino da abundância, prosperidade e riqueza. Ela é o mais físico dos elementos, pois sobre ela todos os três se apóiam. Sem a terra a vida como a conhecemos não existiria.

 

 

Elemento Terra
Direção Norte – O lugar das maiores trevas
Energia Receptiva, feminina
Signos Touro, Virgem e Capricórnio
Trabalho ritual O corpo, crescimento, sustentação, ganho material, dinheiro, nascimento, morte, silêncio, rochas, pedras, cristais, jóias, metal, ossos, estruturas, noite, riqueza, tesouros, rendição, força de vontade, toque, empatia, crescimento, mistério, conservação, incorporação, negócios, prosperidade, emprego, estabilidade, sucesso, fertilidade, cura, forças da natureza combinadas, abundância material, runas, sabedoria prática, força física, ensino
Lugares Cavernas, vales, canyons, florestas, abismos, campos cultivados, fazendas, jardins, parques, cozinhas, creches, porões, minas, buracos, tocas, montanhas
Cores Negro, marrom, verde
Formas Rituais Enterrar, plantar, fazer imagens de argila ou areia, andar na natureza enquanto visualiza o que se deseja
Natureza Básica Fértil, úmida, estável. A gravidade é a manifestação desse elemento
Fase da Vida Velhice
Tipos de magia Cultivo, ímãs, imagens, estátuas, pedra, árvore, nó, amarração
Tempo Meia-noite
Estação Inverno
Ferramentas Pentáculo, pentagrama, imagens, pedras, sal, gemas, árvores, cordas
Espíritos Gnomos, anões, trolls, os que habitam o interior da terra, a consciência das gemas
Sentido Tato
Pedras e Jóias Cristal de rocha, verdes como a esmeralda e o peridoto, ônix, jaspe, azurita, ametista, turmalina, quartzo rutilado
Metais Ferro, chumbo
Incensos Estoraque, benjoim
Plantas e árvores Confrei, hera, grãos, arroz, trigo, patchouly, vetivert, líques, musgo, nozes, plantas secas ou grandes e frondosas, carvalho, raízes
Animais Vaca, touro, búfalo, veado, cervo, antílope, cavalo, formiga, esquilo, texugo, urso, lobo
Deusas Ceres, Deméter, Gaia, Nephtys, Perséfone, Rhea, Rhiannon, Prithivi
Deuses Adonis, Athos, Arawn, Cernunnos, Dionísio, Marduk, Pan, Tammuz
Atraído por Sais, pós e pedras
Instrumentos Baterias, todos os instrumentos de percussão
Símbolos Rochas, gemas, montanhas, campos planos, solos, cavernas e minas
Compartilhar

Naelyan Wyvern é a fundadora e Alta Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras.

Deixe um comentário