Os Quatro Elementos
Elemento Terra
Elemento Ar
Elemento Fogo
Elemento Água
Elemento Espírito
Como descobrir seu elemento de afinidade
A Magia e os Quatro Elementos
O Altar
Instrumentos Mágicos na Bruxaria
Nomes Mágicos
Videos relacionados
Os 4 Elementos e o Espírito
Como entrar em Contato com os 4 Elementos
Como Montar Seu Altar Wiccaniano
O que eu posso colocar no altar?
Não posso montar um altar... o que eu faço?
Círculo Externo - Lições 1 a 3
Exercícios
Contato diário com os elementos
A energia dos elementos está presente em todos os passos de nossa rotina. O próprio ato de despertar, por exemplo, pode ser associado ao elemento ar, que é o elemento dos começos, ou ao fogo, porque o despertar é como uma chama que se acende. O sono que algumas pessoas sentem ao ter que se levantar pode se associar à Terra, o elemento do descanso e da inércia. O café da manhã representa nutrição e pode ser associado ao mesmo elemento. Beber café ou suco, por outro lado, poderia se associar à água.
-
- Associe cada estágio da sua rotina a um dos elementos. A forma mais fácil de organizar essa informação é criando uma tabela com as colunas Ação e Elemento (se quiser, acrescente uma coluna de observações). É interessante associar um elemento a cada ação e acontecimento do dia, procurando descrever as rotineiras com maior ênfase. Essa tarefa é uma forma de exercitar a sua capacidade de associação e de verificar quais os elementos mais presentes no seu dia a dia. Faça esse exercício na íntegra por pelo menos um dia inteiro e nos outros dias simplesmente verifique se há outras ações ou acontecimentos que se repetem com certa frequência e acrescente-os à tabela. Um exemplo seria algo como:
Ação/Acontecimento
|
Elemento
|
Obs
|
Acordar
|
Fogo
|
|
Sono
|
Terra
|
|
Lavar o rosto
|
Água
|
|
Secar o rosto
|
Terra
|
Não tenho certeza…
|
Falar com a mãe
|
Ar
|
|
Ligar a TV
|
Fogo
|
|
Ouvir o rádio da vizinha
|
Ar
|
E fogo (raiva) porque era pagode…
|
Uma vez identificados os elementos mais presentes e os mais ausentes em sua rotina, sugira formas de equilibrá-los. Se o fogo é seu elemento dominante, por exemplo, você pode concluir que algumas das ações cotidianas associadas a ele não são relevantes e podem ser retiradas da sua rotina. Se seu elemento ausente é água, você pode resolver acrescentar atividades simples dela como forma de alcançar o equilíbrio. Não há necessidade de acrescentar algo complicado, bastam pequenos gestos e ações para trazer a presença do elemento para sua vida.
Alguns exemplos de ações diárias para se conectar com os elementos:
Terra – Ofereceremos nossas refeições. Ao comer, agradeça à terra pelo alimento, sinta a terra te nutrindo e reflita sobre a importância da terra no sustento
Ar – ofereceremos nossa comunicação. Ao se comunicar com alguém agradeça ao ar pela capacidade de comunicação, e reflita sobre a dádiva do conhecimento que o ar transmite quando nos comunicamos. Sinta o ar te preencher de energia sempre ao respirar.
Fogo – ofereceremos nosso lazer. O fogo está atividade que gostamos de fazer, por mais simples que seja, pois ele fala de nossa vontade, desejo e paixão. Portanto, ao fazer algo que gosta agradeça ao fogo e sinta a energia do mesmo te revigorando ao fazer esta atividade.
Água – Ofereceremos nossos momentos de autocuidado. Quando nos hidratamos, tomamos banho ou lavamos as mãos são os momentos que mais entramos em contato com o elemento água, e perceba que todos eles estão relacionados com um cuidado que fazemos para nós mesmos. A água trata sobre nosso emocional, a cura e o acolhimento. Durante estes momentos citados, agradeça ao elemento água e sinta ele tocar no seu corpo (ao tomar banho e lavar mãos) e adentrar o mesmo (ao beber água), te preenchendo, curando você e cuidando de si por dentro. Reflita sobre a importância do autocuidado e da preservação nestes momentos.
Obs: caso queira ou seja possível, você pode acender uma vela na cor de cada elemento quando estiver fazendo estas atividades (verde/terra, amarelo/ar, vermelho/fogo, azul/água)
Tabela de correspondência dos elementos
Faça uma tabela de quatro colunas e coloque os quatro elementos nelas (ou dedique quatro páginas do seu BoS para isso, uma para cada elemento). Escreva em cada uma as suas associações pessoais dos Quatro elementos. Associe emoções, sentimentos e características. Por exemplo, você pode associar raiva, paixão e determinação ao Fogo, amor, saudade e esperança à Água, inteligência, oratória e leveza ao Ar e assim por diante. Associe tudo que vier à sua mente: objetos, sensações, temas, pedras, ervas, pessoas. Que elemento é o Tempo pra você? E política? Cuidar da casa? Seu melhor amigo? Estudar, escrever, dançar? Faça o máximo de associações que puder e atualize constantemente a sua tabela.
O Altar
Este é o momento de começar a montar seu altar, se desejar. Ele não precisa ter tudo logo no início e pode ser composto de coisas bem simples.
Utilizando as correspondências dos elementos que você elaborou no exercício anterior, exercite:
- Como você pode montar seu altar com objetos que tem em casa e coisas que você pode pegar na natureza?
- Como você pode montar seu altar sem que as pessoas percebam o que é (altar disfarçado)?
Comece a reunir os objetos que vão compor o seu altar. Você aprenderá a consagrá-los na próxima lição.
Nomes Mágicos
Nome mágico é coisa séria. Não é moda e nem brincadeira. Nomes mágicos são uma forma de se homenagear os Ancestrais da Arte que morreram pela Bruxaria e de se identificar em segurança em comunidades pagãs. É para se pesquisar e estudar mesmo, porque o nome mágico influi diretamente nas suas vidas. Não é algo para ficar pedindo para os outros te digam se está legal ou se aprovam ou pegar o primeiro exemplo que alguém te deu em um post.
O nome mágico tem de fortalecer e equilibrar a pessoa. Deve ser uma energia compatível com a pessoa e, é preferível que não seja diretamente o nome de uma divindade, mas pode ser um nome que no seu significado pode homenagear uma divindade no segundo nome. Afinal das contas, ter o nome de uma divindade como nome mágico é permitir que a divindade te faça passar pelo mito dela, por exemplo, além de ser inserido completamente na energia da divindade. Imagina vivenciar os mitos de Blodeuwedd ou de Rhiannon ?! Não recomendo mesmo. Então, pesquisem, estudem e pensem bastante antes de escolherem um nome mágico ou nome da Arte.
Aerin Nerissa
Você não precisa escolher o seu nome mágico ainda, mas se é de seu desejo, agora você já tem as bases para começar a pensar no melhor nome para você. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo wiccatcs+ciex@gmail.com ou escreva sua dúvida nos comentários abaixo =)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.