Em primeiro lugar, o que é um Esbat? É uma celebração da Lua. Todo Wiccaniano celebra pelo menos as Luas Cheias do ano. Pode-se também fazer Esbats nas outras luas, a critério do praticante. As Deusas escolhidas e como montar o altar, traçar o círculo, que energias chamar, tudo isso fica a critério do praticante ou do oficiante, caso o ritual seja em grupo.
Um Esbat funciona como um ritual normal (vejam Estrutura de um Ritual – http://youtu.be/I4m9rTY435E) com uma coisinha a mais: a puxada da lua.
Vc traçou o seu círculo, chamou todo mundo, harmonizou o grupo. Geralmente, no Esbat a gente fala um pouco da Deusa escolhida antes de qualquer coisa, também é uma forma de harmonização. Costumamos também, nesse momento, falar do signo em que a lua está – características daquele signo e como ele pode nos influenciar. Depois disso, geralmente fazemos uma meditação com a Deusa. O oficiante geralmente guia essa meditação – se estiver sozinho vc escolhe como quer fazer, claro.
Da meditação, passamos para o feitiço. O feitiço vai depender do seu objetivo, da Deusa em questão e das correspondências dela e tudo mais. Faça como achar melhor. Depois do feitiço, o cone de Poder.
Depois do cone de poder, fazemos a Puxada da Lua. Vamos trazer a energia da lua para nós da seguinte maneira:
Una seus pulsos e forme com as mãos uma taça. Coloque a lua dentro dessa taça. Preencha a taça com a energia da lua e banhe-se com ela. Faça isso umas duas ou três vezes. Depois, preencha a taça de novo e coloque em algum lugar do seu corpo que esteja precisando dessa energia. Depois, encha a taça e beba a energia da Lua. Duas ou três vezes. Então, use a energia da lua para consagrar joias e outros objetos, sinta a lua energizando e curando todo o seu corpo.
Depois da puxada da lua, faz-se o Grande Rito (se vc faz parte de uma tradição, verifique como funciona na tradição), a partilha dos alimentos e o encerramento.
Boa celebração a todos! =)