Bruxaria Hereditária

Extraído do livro Bruxaria Hereditária de Raven Grimassi, tradução por Dítol Maveg. Material extraído do antigo Fórum da TCS.

“As Bruxas Hereditárias são tudo o que temos de restante das antigas linhagens sacerdotais da Velha Religião. Ao início da Idade Média, encontramos elementos de ambos caçadores-coletores¹ e comunidades agrícolas expressos nas práticas e crenças das Bruxas Hereditárias. A Velha Religião do povo pagão e aquela dos sacerdotes e sacerdotisas foram duas religiões levemente diferentes². Para o povo, a Treguenda eram períodos para garantir uma colheita e gado abundantes bem como ocasiões para celebração. Para os sacerdotes e sacerdotisas era tempo de se alinhar com as forças da Natureza, e redirecionar as correntes de energia em ordem de manifestar as necessidades da comunidade. Podemos comparar isso às diferentes experiências entre um Padre e uma congregação durante uma missa. Ambos estão fazendo coisas diferentes durante o mesmo rito, e, portanto, experimentando a mesma adoração cerimonial diferentes em algum nível.

Se isolarmos essas duas facções Católicas aqui, encontramos duas estruturas de culto bem diferentes. Imagine, separadamente, o que envolveria se essas duas facções fossem separadas uma da outra devido a uma violenta perseguição tal como existiu durante a Inquisição. Então, imagine cada facção continuando a praticar independentemente em segredo. O sacerdote persiste em instalar seu altar, usar seus instrumentos, invocar a deidade e etc. O povo continua a se reunir, elege um facilitador que tenta se lembrar o que o sacerdote fazia no altar, e por que, e todos aceitam o que quer que lhes seja familiar. Algumas poucas gerações depois, você poderia encontrar muitas diferenças e ainda assim uma ligação familiar circulando entre ambas as facções sobreviventes. Na verdade, você acabaria com duas diferentes religiões baseadas no mesmo princípio. Isso é familiar ao que aconteceu no Culto Bruxo e é nisso que se baseia as diferenças entre Bruxaria Hereditária e muitas Tradições wiccanianas modernas.”

[i]¹ Hunter—gatherer foi o termo utilizado pelo Grimassi. Não consegui achar nenhum correspondente em português para isso, então uma googlada resolve o caso de alguém não ter entendido

² O “povo pagão”, nesse contexto, refere-se às práticas populares, as práticas do povo, já que os sacerdotes, claro, também estavam inclusos dentro da “população pagã”.[/i]

Imagem: Autor desconhecido. Não somos detentores da imagem.

Compartilhar

Aileen é consagrada à Deusa Isis/Aset, cuida do site e do Youtube da TCS e é autora de dois livros: Vivendo Isis (2018) e A Magia das Estrelas (2019), o primeiro livro em português de Magia Estelar.