Epagômenos 2025 – Dia 3

Dia 3 (02/08/2025) Set

No terceiro dia, escuta-se o choro de Nut. Seu ventre é rasgado por garras afiadas e não houve uma parte de Kemet que não sucumbisse pelos atormentadores sons dos raios e trovões. No terceiro dia,nasce Set, o Destruidor de Grilhões.

É fácil pensar em Set como o assassino Wesir, como foi extensivamente tratado ao longo do tempo, tal como o cruel e abusivo tio de Heru-sa-Aset que visa usurpar o trono das Duas Terras. Por um instante, pense: o que a manhã de hoje, com seus vermelhos raios da aurora, trouxe para você? “Muitas coisas”, você deve ter pensado. Digo ao menos uma: a certeza da continuidade. Ora, o sol nasceu no mesmo lugar de ontem, aves voam, os ônibus passaram (ou deixaram as pessoas na mão), seu corpo não está virado do avesso…

Você acordou, e tudo estava lá – um pouco modificado pois afinal de contas o tempo passa e age sobre tudo. Set é a continuidade manifesta; o golpe certeiro, todas as noites, na proa da Barca de Cem Milhões de Anos, que mata o Incriado. É um trabalho de honra, coragem e abnegação em Ma’at, pela ordem. Força, colocada a serviço, e não desperdiçada.

Set é um trickster sob muitos aspectos. Gosta e tem honra desta impressão. Então, vejamos, Set tramou e esquartejou Wesir, lutou pelo trono, perseguindo Heru-sa-Aset de todas as maneiras possíveis? Sim. Set é o protetor de Ma’at e auxilia na manutenção do equilíbrio enfrentando o Incriado todas as noites? Sim. Isso tudo é algum tipo de brincadeira para confundir a mente,
proposta por Set? Talvez!

Perceba, Set não é um deus de meias palavras ou ações. Ele é Aquele que faz o que deve ser feito, a energia em movimento, sempre em frente. Não é à toa que uma das associações de Set é o furacão ou a tempestade de areia: incontrolável, inesperado, repleto de força, destruidor do que está estagnado. Muitas vezes tendemos a pensar que aquilo que está firme e estabelecido é perfeito e nos serve. Set mostra que não, não é bem assim: é através da luta contra Set que Heru-sa-Aset aprende a ser um rei forte e seguro, por exemplo.

Agora no final do dia do aniversário de Set, espie os vermelhos do pôr-do-sol. Ofereça-Lhe uma bebida forte, um prato preparado com carne de porco. Aprenda com Ele a não sucumbir dia após dia, ao tanto de coisas (e situações) impuras que nos cercam. Brinde à Sua coragem, Sua Determinação e encontre-as em você também.

É aurora. É a hora de dançar com o trovão.

Dua Set! En Set, het nebet nofret wabet!

por Aureus Cornix

Sacerdote da Tradição Caminhos das Sombras.

É sacerdote da Tradição Caminhos das Sombras, devoto do deus Wesir/Osiris.

Deixe um comentário