Magia se mede pelos resultados. Isso implica, num sentido geral, em todas as conseqüências – boas ou ruins – geradas por sua magia tanto em termos factuais – i.e., se o feitiço fez o que tinha que fazer – quanto as consequencias de media e longa duração, como por exemplo, os problemas de caráter ético dentre outros. Assim, se por um lado é possível mensurar os desdobramentos morais e éticos de nossa magia – considere o Dogma da Arte e a Lei-Tríplice respectivamente –, por outro lado não temos critérios objetivos para mensurar magia e seus resultados. Ou o feitiço funcionou não funcionou.
Cada um dos tópicos abaixo pode ser classificado em uma dessas três categorias: Poder, Conhecimento e Sabedoria. Considere que os elementos que podem influenciar os resultados de um feitiço são tão extensos e variados quanto a decisão sobre o que fazer em cada um dos fins de semana de um ano. Num simples feitiço qualquer entram em consideração:
PODER: o estado geral do magista
Sono, fome, se fez ou não sexo e quando isso aconteceu, sexo, gênero e orientação sexual, raça e etnia, classe social, idade, suas habilidades, dons e nós mágicos, qualidades ou defeitos de personalidade e caráter, nível de apego as suas crenças, inteligência, estado de espírito, humor, fontes de poder internas, pessoas e seres que tem entrado em contato, ultima vez que fez magia, o estado de seus canais de poder, elementos de afinidade, afinidade com pessoas, espíritos ou animais, afinidades astrológicas, conexão com seres de outros planos, pais divinos, Runa, Oghan, Arcano, Odu, etc…
Aumenta-se Poder praticando magia, estabelecendo laços, seja com outros praticantes, seja com seres de outros planos, associando-se a várias egrégoras, auxiliando outros nos seus caminhos e eventualmente iniciando-os, etc. Todas essas coisas (e outras mais) levam tempo e dedicação, e possuem sempre uma dificuldade inerente a cada uma delas, e que dependendo do modo como são conduzidas podem fazer você perder Poder e não ganhar. Além disso, poder flutua ao longo dos anos, dependendo de inúmeros fatores. Entretanto, a vantagem que o Poder traz é que ao menos no início, é possível ser especialmente dotado de algum dom ou qualidade mágica que pode superar e muito os outros fatores. Por fim, o Poder tem origem em fontes internas e externas ao magísta. Por exemplo, telepatia vem de dentro, mas um pacto com um dragão não (exceto, talvez, pela afinidade).
CONHECIMENTO: o que o magista sabe
Sistema ou sistemas que pratica, a habilidade de juntar seus sistemas num ato coerente, oráculos que pratica, suas crenças, valores, ética, moral, cultura de origem, religião de origem, família de origem e respectivas crenças, onde e o que estudou (humanidades, artes, ciências puras, engenharias, biológicas, magistério), profissão, línguas que sabe, esportes que pratica incluindo artes marciais, habilidades manuais, nível de competência na escrita, na oratória, nos gestos, no canto e na dança, artes, habilidade em lidar com pessoas, espíritos e animais, etc…
Você aumenta o Conhecimento aprendendo mais e mais. Quanto mais você sabe sobre tudo – e não somente magia – mais hábil você fica com magia. Bons magístas aplicam seu conhecimento técnico, humanístico ou científico as suas praticas mágicas. Quanto menos preconceito você tem sobre si mesmo e o mundo, mais hábil você se torna e a forma mais importante de conhecimento é o conhecimento sobre si mesmo. Quanto mais você sabe, mais inteligente você fica e consequentemente, sua magia melhora. Magia não é para gente burra. Cultivar a ignorância é anátema para o bom magísta. De certo modo, o Conhecimento incrementa o Poder do magísta, mas, ao contrário do Poder que varia ao longo dos anos e da Sabedoria que depende de condições reais e variáveis, o Conhecimento enquanto é cultivado, apenas cresce. Ele pode parar de crescer se você não gastar tempo e energia com ele. Mas não diminui tal como acontece quando você deixa de cultivar seu Poder pessoal.
SABEDORIA: o que o magista (normalmente) não controla
Trânsitos planetários, karma (no sentido védico ou ocidental), necessidade, por onde passa uma ley-line, condições climáticas, políticas e mercadológicas, todo tipo de aleatoriedade, morte, divindades de mau humor com você (se for o caso, você mereceu mesmo que não saiba disso!), condições energéticas do alvo do feitiço, proteções mágicas, perder o bônus do primeiro ataque, estar momentaneamente impossibilitado de fazer magia por motivos físicos ou mágicos criados por você mesmo ou por outros, sofrer alguma doença crônica parcialmente incapacitante (como depressão), doenças agudas breves, como uma gripe, morte, efeitos mágicos aleatórios indesejados, etc…
Esses fatores não são controláveis quando não são o objeto do efeito. Sabedoria, portanto, depende das condições concretas e contingentes que favorecem ou não o magista. Basicamente implica na aplicação correta do Poder mediado pelo Conhecimento e pelas condições reais do problema a ser resolvido com magia. Exemplo hipotético: você tem uma quantidade mediana de Poder e conhece uma boa técnica de cura. Mas não entendeu como realizar efeitos de magia através do Espaço. Assim, sua técnica está limitada por você não ser capaz de usá-la a distancia. Sabedoria implica em resolver esse problema e garantir que seu alvo será curado. Destes fatores, este é o mais difícil de ser controlado, mas é justamente esse que privilegia magistas mais éticos. Quanto mais correto é seu comportamento dentro de um sistema ético qualquer, mais corretamente o universo responde a suas ações, de modo que isso mantem alguma regularidade nas variantes que esse fator pode oferecer.
Lembrando que não tive o objetivo de esgotar a lista com coisas que podem influenciar um feitiço, tanto positivamente quanto negativamente. Aliás, se desejar complete a lista e mande para mim… Além disso, pode haver fatores que podem ser classificados em mais de uma das categorias acima, como por exemplo, o contato com os Deuses, trabalhar ativamente para manter o Karma equilibrado ou saber exatamente ou não o que se quer com um efeito. Considere também que sob determinadas circunstancias, alguns desses elementos são irrelevantes e em outras situações os mesmos elementos podem ser cruciais. Por exemplo, ao se trabalhar com fadas, na maior parte do tempo seu gênero ou orientação sexual não são relevantes; com elas, a afinidade e relação é mais importante. Todavia, certos trabalhos magísticos, como uma reconsagração do ventre ou do falo exigem o gênero correspondente para a situação, não importando se a pessoa é cís ou trans.
E o que é que leva ao sucesso um efeito mágico? Quando você controla o quanto possível esses 3 fatores, o resultado é certo. Quando você perde o controle sobre qualquer um desses 3 fatores, é possível que você dê conta de resolver a questão e o seu efeito chegue a termo sendo bem sucedido. Se você controla apenas um ou nenhum desses fatores, sua magia falhará. Numa disputa com magia, ganha quem controla mais fatores. Também deve ser considerado que nossa capacidade de controlar esses fatores é relativamente limitada e por isso nem sempre nossos efeitos são eficazes.
Procure manter em mente quais fatores são relevantes para uma ação mágica eficaz e quais não são. Quais desses fatores você domina e quais são seu calcanhar de Aquiles. No começo, desenvolva de modo eficaz sua magia dentro do escopo daquilo que você mesmo domina, como por exemplo, melhorar seu conhecimento de cura (mágico e não-mágico) quando você tem nítidas afinidades com a prática. Ao mesmo tempo, procure reconhecer aquilo que você não domina, mas não é um limite ou problema. Em geral, desenvolver habilidades novas dentro daquilo que você ainda não conhece permite arejar sua mente e manter suas técnicas flexíveis diante de problemas variados. Com o tempo, ataque as questões que são um limite ou uma dificuldade. Quase sempre nós mágicos quando resolvidos são uma grande fonte de Poder. Melhorar o caráter melhora sua relação com seres de outros planos, praticar esportes (quando não se gosta de atividade física) aumenta a quantidade de energia disponível, e assim por diante.
Concluindo, você pode passar a vida toda se melhorando, se esta for sua vontade. O que se espera, entretanto é que cada um de nós alcance algum nível de eficácia mínima, onde sua magia é capaz de alcançar resultados diante de suas próprias necessidades. Segue abaixo uma rápida discussão sobre cada um dos elementos citados acima. Como antes, eles não possuem a pretensão de esgotar o tema, mas antes disso, inspirar a observação, desenvolvimento e o crescimento pessoal. Não use como muleta e boa sorte!
TIPOLOGIA
PODER: O ESTADO GERAL DO MAGISTA |
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Sono | Sono retira a concentração, mas pode ser usado para estados alterados de consciência. Use com cuidado: provocar insônia faz mal. |
Fome | Fome pode ser incapacitante para alguns. Outros fazem jejuns como forma de adquirir poder. |
Se fez ou não sexo e quando. | Certas técnicas de magia ganham poder com abstinência sexual. Atos sexuais impregnam nossa aura com a energia da pessoa com quem transamos. Quanto mais recente e quanto mais frequente, maior o contato. |
Sexo, gênero e orientação sexual | Existem formas de magia especificas, orientadas por esses fatores, como canalizações, magias de amor, reconsgrações do ventre e do falo, magias de polaridades, e todo um novo campo de pesquisa sobre como opera a magia de pessoas trans e não-binários. |
Raça e etnia | O sangue é um elemento a ser considerado frequentemente na nossa prática mágica. Certos dons, pactos, maldições atravessam raças e etnias inteiras. Certas práticas mágicas e poderes estão associadas em termos de raça e etnia. |
Classe social | A classe social de uma pessoa orienta suas perspectivas e expectativas. Por vezes, excesso de pobreza pode atrapalhar e limitar os processos internos de entendimento do dinheiro, da abundância e da prosperidade. Riqueza limita a necessidade, que é um grande motor da magia, mas ajuda na hora de comprar insumos, instrumentos e livros. |
Idade | Juventude traz energia, mas limita o entendimento. Mais experiência costuma vir com o cansaço típico da idade. |
Habilidades e dons | Certos dons e habilidades mágicas são úteis na hora de incrementar os efeitos de um feitiço, facilitando seu sucesso. Alguém que tenha dons de visão pode usar isso para beneficiar sua leitura oracular, por exemplo. |
Nós mágicos | Nós mágicos consomem energia, e as vezes podem sabotar efeitos de magia usando sua própria magia. Vencê-los libera grandes quantidades de Poder. |
Qualidades ou defeitos de personalidade e caráter | Seres mágicos de todo o tipo entram em contato conosco em função do modo como vibramos. Nosso caráter orienta este processo, deixando marcas vibratórias na aura, que podem ser reconhecidas por outros seres. |
Nível de apego as suas crenças | Magia é mediada pelas crenças. O problema não é acreditar, mas no que se acredita. Por exemplo, acreditar firmimente que os signos e planetas controlam sua vida pode oferecer poder em momentos astrológicos específicos, mas te sujeitar aos trânsitos mais que outras pessoas. |
Inteligência | Alta inteligência leva a uma resposta mais eficaz diante de problemas complexos, como por exemplo, magia! |
Estado de espírito | Magia é modificada pelo seu estado de espírito. Um indivíduo belicoso fará até mesmo seus efeitos de cura, uma guerra. Mas ao menos não leva desaforo para casa… |
Humor | Seus sentimentos orientam o resultado do efeito. Alguns magístas são capazes de alimentar sua magia com sentimentos. Além disso, procurar manter o bom humor, assim como viver adequadamente sentimentos difíceis fortalece sua magia. |
Fontes de poder internas | Uma das habilidades esperadas de um magísta é o domínio de seus mundos interiores. Quanto maior o domínio, maior o poder. |
Pessoas e seres que tem entrado em contato | Semelhante a sexo, acima, mas em menor grau. |
Ultima vez que fez magia | Fazer muitos atos de magia num espaço curto de tempo sem o devido descanso gera desgaste físico e energético e pode levar a sobrecarga de seus canais de energia. Além disso, a vibração dos últimos efeitos tende à influenciar os resultados dos efeitos seguintes (o que é uma vantagem em termos de trabalho encadeado). Muito tempo sem fazer magia aumenta o desgaste, como voltar a fazer exercícios físicos depois de um tempo sedentário. |
O estado de seus canais de poder. | Excesso de magia sobrecarrega os seus canais de poder. Se for constante, magia pode “queimar” as vias de fluxo de poder, gerando aquilo que chamamos de queimadura gnóstica. Purificações, aterramentos, prática regular de magia melhoram o fluxo de poder. |
Elementos de afinidade | Saber seu elemento de afinidade ajuda na hora de construir seus feitiços, orientando aquilo que você pode fazer melhor. Saber qual elemento se tem menos afinidade ajuda a não escolher o que fazer, ao menos no início. |
Afinidade com pessoas, espiritos ou animais | Afinidades naturais melhoram os efeitos de contatos com outros seres conscientes. Alguém de uma família com tratos com as fadas terá uma vantagem no contato com esses seres. Alguem que goste de animais ou pessoas legitimamente terá vantagens em efeitos que afetam animais ou pessoas. |
Afinidades astrológicas | Saber seus momentos de poder ajuda nos resultados, assim como ajuda a evitar momentos não propícios. |
Conexão com seres de outros planos | Conexão aqui se entende como sendo algo mais que simples afinidade: o magista é como os seres que ele mantem contato. |
Pais divinos e Orixás | Pais divinos dizem muito sobre nosso mito pessoal e sobre os nossos dons, poderes, e qualidades mágicas. |
Runa, Oghan, Arcano, Odu | Assim como os pais divinos, estar afinizado com um determinado espírito traz a consciência certas habilidades. |
CONHECIMENTO: O QUE O MAGISTA SABE |
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Sistema ou sistemas que pratica | Isso é crucial. Limitar seu acesso a outros sistemas de magia também limita seu entendimento geral das possibilidades do que é magia. |
A habilidade de juntar seus sistemas num ato coerente | Fazer formas distintas de magia trabalhar coerentemente exige um profundo conhecimento de cada sistema envolvido. Além disso, se for feito errado gera choque de égregora. |
Oráculos | Saber orácular permite ao magista adquirir informação adequada diante de um problema real de magia. |
Suas crenças, valores, ética e moral. | Semelhante a “Caráter”, acima. Ter ética entretanto, é uma vantagem no trato com outros seres. |
Cultura de origem, religião de origem, família de origem e respectivas crenças | A origem de um bruxo determina o ponto de partida e traz vantagens e limites. Alguém que seja de uma família praticante de Umbanda pode trazer junto suas habilidades em falar com espíritos. Um indígena andino pode conhecer práticas especificas com Pacha Mama. |
Onde e o que estudou (humanidades, artes, ciências puras, engenharias, biológicas, magistério) | Humanistas são habeis em lidar com problemas complexos. Algumas humanidadades como história e filosofia ajudam a resolver questões do inicio do caminho. Artistas pensam de forma mágica, já que seu conhecimento é construído durante o fazer artístico, tal como a magia. Cientistas ganham vantagens no entendimento avançado da magia, apsar de tropeçarem no início. Engenheiros são bons para resolver problemas e magia é fonte de problemas a serem resolvidos; além disso são semelhantes aos cientistas. Biológicas ajudam a entender efeitos de cura, e como influenciar seres no nosso plano. Carreiras de magistério ajudam a desenvolver e sintetizar conhecimento mágico. Áreas limítrofes terão suas próprias características assim como afinidades com uma ou mais dessas áreas. |
Profissão | A profissão que se exerce pode ter ou não relação com as áreas de estudo, mas operam do mesmo modo que as áreas de conhecimento formal. Um taxista terá uma visualização mais eficaz quando se trata de pensar numa dada cidade. |
Línguas | Conhecer mais línguas amplia a perspectiva do mundo pelo que se lê como como também pelas pessoas que se pode conhecer, e também dá acesso a literatura mágica especifica. Ajuda a entender magia como linguagem e sua respectiva gramática. |
Esportes, incluindo artes marciais | Trazem disciplina, foco e saúde, características indispensáveis ao bom magista. Algumas artes marciais incluem |
Habilidades manuais | Muitas técnicas de magia exigem um certo grau de domínio sobre artesanatos variados, assim como habilidades técnicas como escultura, forja ou marcenaria. |
Nivel de competencia na escrita, na oratória, nos gestos, no canto e na dança, artes. | Ser competente em habilidades sociais variadas auxilia a prática Mágica: a escrita é exigida para escrever poemas e rituais. Oratória auxilia no desenvolvimento de uma comunidade mágica, assim como durante um ritual. Gestos suaves ou duros podem enfatizar algo que esteja sendo dito. Dançar e cantar sempre foram habilidades comuns dentro da liturgia sagrada de todos os povos. Artes em geral manifestam idéias complexas com simplicidade, sem simplificação. |
Hablidade em lidar com pessoas, espiritos e animais. | Afinidade e habilidade são coisas distintas. Alguém pode ter uma boa habilidade em lidar com pessoas e ainda assim evitá-las. Habilidades dessa natureza podem substituir algo da falta de afinidade e incrementam a afinidade quando há. |
SABEDORIA: O QUE O MAGISTA (NORMALMENTE) NÃO CONTROLA |
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Trânsitos planetários | Planetas em trânsito podem melhorar ou destruir um efeito mágico. |
Karma | Causa e efeito: todo efeito tem uma causa, toda causa gera ao menos um efeito. Você pode controlar as causas, mas não seus resultados. |
Necessidade | Necessidade é um excelente combustível: quando se precisa que o efeito dê certo, em geral os resultados aparecem, exceto quando limitados por um nó mágico. Além disso, quem passou pouca necessidade nem sempre é capaz de enteder as motivações de quem realmente precisa, e, portanto, perde a oportunidade de fazer magia e aprender um pouco mais sobre a questão. Frequentemente grandes magistas vem de camadas mais baixas do estrato social. |
Condições climáticas | Se o clima não for seu objeto do efeito, então um descuido pode fazer com que uma chuva súbita ou um forte calor atrapalhe seu ritual. Noutros casos uma chuva ou forte calor pode ser um elemento diferencial a favor dos resultados. |
Condições políticas | Condições políticas advesas podem ser um problema. Se você está em um país ou numa cidade ou bairro em que suas práticas são indesejadas ou tratadas como crime, então as possibilidades de se fazer magia ficam reduzidas. |
Condições Mercadológicas | Respeite os fluxos do mercado quando for fazer magia que afete dinheiro. Isso melhora os resultados. Entre outras coisas, eles seguem leis muito claras, incluindo variações baseadas no padrão da proporção áurea. |
Todo tipo de aleatoriedade | Agumas são apenas o destino te dizendo que um efeito não deve ser feito ou que deve ser feito. Outras, são claramente interferência mágica. Fique atento. |
Morte | Enfrentar a possibilidade de morrer pode ser uma excelente necessidade! Mas se você morrer, atuar aqui neste plano com magia pode ser especialmente difícil. Além disso, muitos de seus efetios de magia tendem a sumir com o tempo depois de sua morte. |
Divindades de mau humor com você | Se for o caso, e é muito raro que isso aconteça, você mereceu mesmo que não saiba disso!
Não importa o que você tenha feito, vá resolver isso logo – O QUANTO ANTES! |
Condições energéticas do alvo do feitiço | As vezes a purificação do alvo do feitiço, indesejada, não foi o suficiente, foi imprópria ou não foi possível. Nesse caso, a energia que (ainda) estava no objeto vai se misturar com seu efeito. Dependendo da energia isso melhora o efeito, atrapalha ou inviabiliza os resultados. |
Proteções mágicas | De certo modo, proteções mágicas se encaixam no tópico acima. Proteções bem feitas impedem que um ataque mágico tenha sucesso e em geral a vantagem é de quem se defende. |
First strike | Num conflito mágico, tem a vantagem quem recebe o primeiro ataque (exceto se esse ataque for devastador). Manter essa vantagem a sua disposição sempre é um meio de auxiliar suas defesas. |
Estar momentaneamente impossibilitado de fazer magia por motivos físicos ou mágicos criados por você mesmo. | Esse tipo de coisa acontece, seja por faltar instrumentos específicos, seja por algum tipo de abstinência. Neste caso, certifique-se que alguém poderá atuar por você, se for preciso. Além disso, efeitos já estabelecidos, como proteções mágicas ou encantamentos de transformação mantidos indefinidadamente precisam estar lá até que seu jejum de magia acabe. |
Sofrer alguma doença crônica parcialmente incapacitante. | Ter seu tempo e energia tomados por uma doença crônica constuma atrapalhar o ato de fazer magia. |
Doenças agudas breves | Infecções, gripes fortes, pneumonias, etc., que tem duração breve, mas deixa o magísta acamado exige que ele trate de sua saúde antes de fazer magia, sob o risco de queimar energia vital excessivamente. Nestes casos, só se faz magia se não houver nenhuma outra alternativa e a questão é urgente demais para esperar. |
Efeitos magicos aleatórios indesejados | “Cagadas mágicas” podem acabar com seu efeito e costumam tomar tempo para resolvê-las. |
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