Círculo Externo – Lição 2: Os Deuses na Wicca

A Deusa

A Deusa do Dia

Sobre as Faces da Deusa

O Resgate do Sagrado Feminino

A Imanência e a conexão com os Deuses

O Deus

Conversando com os Deuses

Deusa Madrinha e Deus Guia

Videos relacionados

Exercícios

Faça sua pesquisa e transcreva para seu BoS. Você não precisa nos enviar suas pesquisas. Qualquer dúvida, escreva para nós!

A Deusa

A Deusa na Wicca é vista como uma Divindade Tríplice; Donzela, Mãe e Anciã. Ela é tripla, mas ao mesmo tempo é uma só, enquanto também pode possuir Dez Mil Nomes.

  1. Quais são os atributos das três faces da Deusa? Faça um resumo das características de cada face e associe pelo menos três Deusas a cada uma delas.
  2. Quais aspectos da sua vida você trabalharia com cada face da Deusa?
  3. Faça uma associação entre as faces da Lua e as faces da Deusa.
  4. Discorra: apenas a Deusa Anciã pode lidar com questões de transformação?
  5. Quais são as maneiras que a Deusa manifesta na sua vida?
  6. Escreva três símbolos associados a cada face da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã).
  7. A Face Anciã da Deusa irá apenas trabalhar aspectos sombrios? Justifique.
  8. As Cargas da Deusa são textos inspirados que descrevem diversas faces e funções da Deusa. Encontre alguns e reflita sobre eles.

O Deus

O Deus é a Criança Solar, o Green Man e o Guardião do Portal e também foi conhecido por muitos nomes.

  1. Que faces normalmente são atribuídas ao Deus? Faça um resumo das características de cada face e associe pelo menos três Deuses a cada uma delas.
  2. Quais características podem ser trabalhadas com o Deus em sua face de Green Man?
  3. Qual a relação entre os chifres com o Deus?
  4. Por que o Deus está relacionado tanto como o Caçador e a Caça?
  5. A procura de um emprego poderia estar associada com qual face do Deus?
  6. Como o Deus se manifesta na sua vida?
  7.  Escreva três características associadas às faces do Deus.
  8. Procure Cargas do Deus e medite com elas.

Exercícios de Conexão com os Deuses

Primeira conexão com os Deuses

Conectar-se com os Deuses pode parecer uma tarefa difícil, principalmente se você tiver vindo de vivências cristãs que negam a existência de outras divindades. Portando aqui serão propostos dois exercícios bem simples mas que possibilitam outras perspectivas acerca desse contato.

1° Exercício

Nesse exercício o seu contato com os Deuses vai ser estabelecido através da música, pois ela é capaz de abrir portais. Após ter pesquisado sobre alguma divindade que demonstrou ter afinidade, você pode procurar por músicas que você acredita que te toquem de maneira particular e que de alguma forma te lembrem essa divindade. A partir da música tente estabelecer uma conexão com Eles. Você pode ficar deitado, caso a música seja mais introspectiva, ou dançar de olhos fechados tomando cuidado para não se machucar. Convite os Deuses para dançar com você ou bata um papo com eles caso o processo seja mais introspectivo. Tente fazer isso em um momento em que você esteja sozinho e saiba que não vai ser incomodado. Se ficar emocionado, não fique com vergonha de chorar ou de demonstrar suas fragilidades. Tente repetir esse exercício por uma semana e anote os insights que tiver.

2° Exercício 

Pesquise a história de uma divindade que te chamar atenção, se possível procure imagens desse Deus ou Deusa, imprima e coloque em algum cantinho da sua casa.

Durante uma semana tente estabelecer uma conexão. Você pode criar um gesto para reverenciar essa divindade e tentar fazer disso um hábito.

Você pode fazer isso olhando para a lua: Deite em sua cama ou em algum lugar confortável, segure a imagem que você imprimiu ou apenas olhe para ela. Através da janela procure a lua no céu e tente bater um papo com a divindade que você escolheu.

Você pode também estabelecer um horário dentro da sua rotina que você possa parar por alguns minutos e procurar um lugar em que você esteja em maior contato com a natureza. Pode ser em cima de uma pedra grande, deitado em um gramado, embaixo de uma árvore.

Seja a noite olhando para a lua, ou de dia embaixo da sombra da copa de uma árvore, faça o gesto que criou, chame pela divindade e tente conversar. Conte como foi seu dia, fale sobre seus medos, angústias mas também compartilhe suas alegrias. Tente estabelecer essa rotina por pelo menos uma semana e anote os insights que tiver.

Um exercício muito simples que pode ser realizado em qualquer momento e em qualquer lugar e que te deixa preparado a estar aberto para com a energia dos deuses, é simplesmente observar e tentar encontrar a Deusa em tudo e em todos ao seu redor, na sua mãe, na sua vó, em você mesmo, na cantora que está escutando, no seu pai, no seu gato. Isso fará com que você passe a sentir e perceber aspectos e nuances do diamante multifacetado que é a Deusa e o Deus, e assim você começa a perceber e estabelecer uma matriz de afinidades com algumas delas.

Faça esse exercício por uma semana.

Saudações diárias

Outra forma de iniciar um contato com uma divindade é saudá-la todos os dias ao acordar, pedir para que ela se proxime de você. E agradecer e despedir dela antes de dormir. Vá sentindo sua energia durante o dia, pense nela, faça oferendas, chame a divindade para que ela participe de alguma atividade com você.

Lembre-se que é como se você estivesse começando uma amizade. Seja receptivo e alimente a amizade.

Meditações simples

Torne seu ambiente agradável e harmonizado para que você consiga entrar em conexão com a Deusa/Deus, ou faça ao ar livre, em uma mata, floresta, jardim, ou se você já tiver algum lugar de meditação faça nele.

Acenda uma vela branca, acenda um incenso ou queime ervas. Traga um copo d’água para que possa receber ali as benção da divindade.

Faça uma invocação do coração, deposite seu sentimento. Chame pela divindade.

Coloque uma música de meditação ou alguma música que te remeta aquela Deusa/Deus, você pode cantar também, caso saiba alguma canção.

Feche seus olhos e traga para si essa energia da Deusa/Deus que esta pairando. Se estiver em casa, feche seus olhos respire fundo, sinta o ambiente harmonizado e visualize a Deusa/Deus se aproximando de você. Converse com ela, escute o que ela tem a dizer.

Caso você esteja na mata, floresta, sinta e energia da Deusa/Deus vindo do solo, e entrando em conexão com seu corpo, toque as árvores, sinta a natureza. Converse com eles, pois eles estarão ali.

Após encerrar sua meditação, beba aquela água que foi uma das pontes de conexão com o Deus/Deusa. E sinta-se conectado e relaxado.

Banho Divino

  • Prepare um banho com ervas associadas a divindade que quer entrar em conexão.
  • Acenda uma vela
  • Tome seu banho normal (dica: cante algumas músicas ou coloque uma música de meditação de sua preferência.)
  • Chame pela divindade
  • Em seguida, banhe-se com as ervas, deixando claro que faz isso para se conectar com a divindade.
  • As ervas são a ponte, a conexão entre você e a divindade, sinta a divindade presente, converse com ela enquanto você toma o banho, sinta a energia da divindade passando pelo seu corpo, fortaleça sua conexão.
  • Com a vela acesa, faça uma prece, oração e deixa-a queimar.

Presença

Este é um exercício simples de visualização para facilitar seu contato com os Deuses e começar a perceber a presença dos mesmos em sua rotina. Inicialmente, pesquise sobre o Deus ou Deusa que queira se conectar. Leia sobre, veja imagens dos mesmos, de suas representações, símbolos, animais sagrados, etc. Depois das informações colhidas, visualize/imagine a divindade em questão em sua frente. Ela pode ter a aparência de uma imagem que você viu, ou surgir na forma de um animal. O aspecto em si vai variar para cada um. O importante é ter fixa a ideia de que aquela figura visualizada é a divindade.

Depois de ter a imagem mental do Deus/Deusa, hora de compartilhar o seu dia com o mesmo: veja a divindade te acompanhando, andando do seu lado, realizando suas tarefas com você, no caminho para o trabalho e de volta para a casa, almoçando contigo, e aproveite a figura mental para conversar com Ela. Você vai começar a perceber que embora você esteja visualizando e no controle daquela imagem mental do Deus/Deusa, o mesmo vai começar a realizar ações que vão além do controle da visualização. A imagem mental do Deus pode realizar atos que você não planejou previamente, falar coisas pra você, ter reações a atitudes suas, e até mesmo te transmitir sensações. Isto porque a Divindade começará a utilizar aquela imagem criada por você como ponte para conexão consigo, e você perceberá que chegará um momento em que todas as ações daquela figura visualizada serão inteiramente ações do Deus/Deusa em questão.

Pedra da comunicação

Pesquise sobre a Divindade em questão e procure alguma pedra/cristal relacionado ao mesmo. Caso não encontre algum, você pode utilizar o cristal de quartzo. Purifique o cristal passando a fumaça de um incenso por ele. Depois de purificado, você vai energizar a pedra com a energia da Divindade. Se for um Deus, você vai energizar com a luz do sol. Se for uma Deusa, você energizará com a luz da lua. Coloque a pedra em exposição ao sol/lua e fale o seguinte verso:

“Deus(a) (nome da Divindade), de grande magia

Peço que conceda a sua energia

Através do sol/lua no céu a brilhar

Que nesta pedra sua energia possa habitar”

Depois de consagrada, utilize esta pedra para se comunicar com a Divindade. Sempre que precisar falar com a mesma, segure a pedra em suas mãos e fale com a Divindade, perguntando o que precisa perguntar. A resposta pode vir como um pensamento, uma sensação, ou até mesmo uma intuição que surge. Lembrando que você não precisa da pedra para contatar os Deuses. Eles estão presentes em tudo ao seu redor. A pedra vai servir como um facilitador enquanto você estiver aprendendo a se conectar com os Deuses.

Honrando a natureza

Ajude a natureza e conecte-se com a essência da existência. Os ciclos da vida são facilmente observados quando observamos, colhemos e semeamos as plantas. Não importa se você tem um jardim, um vaso ou apenas sementes. Deuses e Deusas têm domínios e correspondências para cada plantas. Cada semente tem sua própria magia.
Segue um simples exercício para honrar e se conectar com a Deusa. Pegue uma maçã e faça um corte transversalmente para revelar a estrela. Remova as sementes e as espalhe na sua próxima caminhada. Espalhe com a intenção de propagar o amor incondicional da Deusa pelo mundo. Enquanto caminhe pense na Deusa e tente conversar com ela. Repare nos sinais a sua volta.

Outras formas de conexão

A maioria das pessoas acreditam que os deuses “vivem” em algum lugar distante e inacessível a todos nós, quando na verdade isso é um engano! Os deuses estão muito mais próximos do que poderíamos imaginar, eles estão no nosso dia a dia, no nosso cotidiano, nos nossos fazeres e afazeres.

Em inglês, a palavra Bruxaria pode ser traduzida como Wicthcraft, ou seja, a arte das bruxas, sendo craft traduzido como arte, artesanato, atividade manual. Sabemos que muitos deuses ensinaram aos humanos a cultura, as artes, os saberes. Em muitas culturas Deuses e Deusas são a fonte de inspiração, os mestres, nas mais diversas formas de arte, da poesia à música, da tecelagem à olaria, do canto à dança. Praticar, criar, contemplar essas manifestações da criação humana é reviver os dons divinos que nos foram presenteados pelos deuses e é, portanto, uma forma de honrá-los, nos conectarmos e de nos aproximarmos deles.

Pensando nisso vamos elaborar algumas formas simples de contato e aproximação com os deuses.

Contemplação:

A contemplação  (com-templo-ação) é ato de concentrar longamente a vista, a atenção em algo, é a profunda aplicação da mente em algo, ou em alguma coisa. Na Antiguidade as formas de arte eram vistas como formas de entrar em contato com os deuses, ora como oferendas, ora como portais de acesso aos mesmos, ora como uma expressão deles em nosso mundo. Durante a Idade Média, os monges católicos usavam a contemplação também como uma forma de entrar em sintonia com o divino e o sagrado, os cantos, os ícones, as imagens eram utilizadas muitas vezes com esse propósito. Também os orientais costumam meditar usando diferentes técnicas de contemplação, como a observação continua das mandalas, yantras ou da própria natureza.

  1. Pesquise imagens da Deusa ou Deus com quem você se deseja conectar. Hoje em dia temos a facilidade do acesso a essas imagens por meio da internet. Se possível imprima essas imagens, monte um painel ou simplesmente as deixe em um local onde você possa observá-las, inclusive no seu celular.
  2. Pesquise Yantras dos deuses hindus. Você poderá usá-los diretamente, caso seja uma divindade dessa cultura a quem você deseja aproximação. Mas também  eles podem servir de inspiração para a criação de seus “yantras” de conexão. Pesquise formas e cores que estejam ligadas a divindade com quem você deseja contato.
  3. Construa uma mandala para o Deus ou Deusa. Mandala quer dizer círculo. Veja as cores, as formas, os elementos que estão ligados a divindade com quem você deseja aproximação. Você pode usar diferentes técnicas e materiais, tais como colagem, bordado, bricolagem, etc.
  4. Contemplação da natureza. Se você deseja entrar em contato com uma divindade que se relaciona a algum elemento natural do qual você tenha acesso fácil, é só buscar meditar observando esse elemento. Ex.: a chuva da varanda da sua casa, ou o pôr-do-sol, ou ainda o céu estrelado ou o mar.

Craft (Artesanato)

  1. Faça arte para os Deuses. Além de ser uma excelente oferenda, é uma forma de se conectar com a essência deles. Assim, se você quer entrar em contato com Athena, por exemplo, que tal fazer uma peça de crochê ou mesmo macramê? Se não sabe bordar que tal um desenho ou pintura? Mesmo assim não possui essas habilidades, que tal uma colagem? Não precisa ser algo figurativo, pode ser abstrato ou geométrico. Faça uma pesquisa nas decorações dos antigos templos dos deuses, veja como você pode se inspirar naquelas imagens.

Símbolismo

  1. Pesquise símbolos ligados aos deuses e procure trazê-los pro seu dia-a-dia. Deuses egípcios possuem seus nomes escritos em hieróglifos; Muitos talismãs tem conexão direta com as divindades. Uma breve pesquisa pode lhe dar excelentes ideias.
  2. Glifos astrológicos podem ser uma excelente forma de conexão com os Deuses. Hoje em dia há glifos astrológicos para praticamente todo o panteão grego e mais alguns de outros panteões, além, é claro, dos clássicos relacionados aos grandes planetas do nosso sistema solar.

Sinestesia

– Aqui nós podemos utilizar esse conceito adaptando-o a várias práticas do nosso dia a dia, como um aromatizador que exala um cheiro que evoque a divindade; um objeto de arte ou cultural que remeta àquela divindade; uma música, inclusive as Pop ou MPB, por exemplo. Por exemplo, crie uma lista de músicas que você goste e tenham a ver com os mitos e temas da divindade que você está contatando.

Movimento

– Fazer atividades físicas também são um meio de se conectar ao divino. Dançar sempre foi uma oferenda para muitas divindades, basta observarmos o Candomblé, ou mesmo a dança do ventre. Então, coloque uma música e mãos à obra, quer dizer, corpo em movimento.

– Medite caminhando. Se onde você caminha há uma paisagem que remeta aos deuses, aproveite! Você também pode colocar música enquanto caminha.

Deixe um comentário