Círculo Externo – Lição 6: Oráculos

Adivinhação ou divinação é o ato de antever eventos. Simboliza o que chamamos de intuição ou pressentimento. A adivinhação busca determinar o significado ou as causas ocultas dos acontecimentos, predizendo o futuro por meio de práticas variadas de consulta aos oráculos.

Nós, praticantes de magia, utilizamos a adivinhação como auxiliadores do nosso dia a dia como método de nos mostrar os melhores caminhos a serem seguidos, as melhores decisões a serem tomadas e temos uma gama de possibilidades para encontrar aquela que melhor funciona para nós. Existem várias formas de oráculos e alguns funcionarão melhor para você do que outros. Lembre-se também de que o futuro não está escrito em pedra e que nós somos os responsáveis por traçar nosso destino; os oráculos nos mostrarão caminhos prováveis de acontecimentos a partir de uma escolha, mas a escolha está sempre em nossas mãos.

Sonhos, profecias, oráculos, visões e… Cassandras!

Runas e Magia Rúnica

As runas são um conjunto de alfabetos relacionados que usam letras características e eram usadas para escrever as línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas. Sua origem ainda é um mistério. Seu nome significa segredo, sussurro ou segredo sussurrado.

Em todas as suas variedades, as runas podem ser consideradas como uma antiga forma de escrita da Europa do Norte. A versão escandinava que também é conhecida como Futhark (derivado das suas primeiras seis letras: ‘F’, ‘U’ ‘Th’, ‘A’, ‘R’, e ‘K’), e a versão anglo-saxônica é conhecida como Futhorc (o nome também tem origem nas primeiras letras deste alfabeto).

Do ponto de vista esotérico, as runas não são somente um alfabeto, embora também possam ser usadas para transcrever palavras de outras línguas. Essa característica é muito importante, já que possibilita o uso das runas para a confecção de talismãs, sigilos mágicos e símbolos para nomes próprios.

As runas são compostas de 25 pedras e cada uma possui um significado singular (24 símbolos e uma runa branca), o qual o praticamente de magia pode atrair para si. Além de serem um oráculo, as runas são usadas como sistema mágico. Existe uma runa ou sequência rúnica para cada situação do cotidiano. As runas possuem formas específicas de liberarem o seu poder em nossas vidas e podemos ter uma runa pessoal, que trará as proteções desta runa para nossa vida.

Tarot

Tarot e Magia

A Jornada do Louco

Por que cobrar por leituras de Tarot

Scrying

Scrying é a arte de ver um evento sob uma plataforma refletora, como um espelho ou água, embora existam várias outras formas de se praticar. Através do Scrying é possível que se tenha informações sobre o passado, presente e futuro de uma determinada situação.

As práticas mais comuns de Scrying são com espelhos e é recomendável sempre limpá-los magicamente e consagrá-los apenas para este fim. É possível fazer scrying com MUITAS coisas. Veja na Wikipedia uma lista de métodos de adivinhação!

Vídeos Relacionados

Exercícios

Runas

  1. Pesquise sobre os mitos de origem das runas.
  2. Qual a relação de Mardoll e Odin com as runas?
  3. Pesquise sobre o elemento, símbolo, cores, ervas, pedras, palavra-chave, efeito mágico, significado, uso mágico e significado oracular de cada runa.

Tarot

  1. Anote no seu BOS uma palavra chave que defina cada um dos arcanos menores para você.
  2. Anote no seu BOS uma palavra chave que defina cada um dos arcanos maiores para você.
  3. Qual a relação que os naipes dos arcanos maiores têm com os quatro elementos?

(Dica: no Instagram da TCS tem postagens semanais sobre os arcanos do Tarot!)

Prática

  1. Obtenha um deck de Tarot que melhor se adeque a você. Dê preferência para decks cujos arcanos maiores possuam uma história sequencial, pois isso facilita sua leitura no início.
  2. Estude com atenção os arcanos e, se quiser, faça anotações sobre o que casa um dos arcanos representam para você.  No Tarot,  sua intuição muitas vezes diz muito mais do que os significados das cartas descritos nos livros.
  3. Obtenha ou crie seu jogo de runas.
  4. Pratique a leitura de oráculos/scrying. Escolha alguns métodos (sem prejudicar nada nem ninguém) e faça exercícios como:
    • Tente adivinhar a roupa que um amigo vai usar no dia seguinte;
    • Tente encontrar um objeto perdido;
    • Tente descobrir quem é a próxima pessoa a te ligar;
    • Peça a uma pessoa que faça uma pergunta para a qual ela conheça a resposta e você não. Leia e verifique a resposta.

Procedimento para fazer antes do Scrying

Coloque uma música de meditar, ou de relaxar, a que você preferir, queime uma erva para deixar o ambiente agradável, propício e relaxante.

Tensione todos seus músculos, couro cabeludo, braços, ombros, mãos, penas, pés, dedos, porém um de cada vez para você possa ir relaxando aos poucos. Caso ainda sinta tensão e nervoso, visualize as energias paradas em seu corpo saírem como fumaça de seus poros, esvazie a mente enquanto respira profundamente. Inspire e expire o tempo necessário para estar profundamente relaxado e a mente concentrada. Estando relaxado, fixe seu olhar em uma chama de vela ou um caldeirão com água ou um ponto de luz. E foque apenas nessa direção, deixe sua mente concentrada apenas nisso, sem se distrair com qualquer outra coisa para que consiga iniciar seu desenvolvimento psíquico.