Por que alguns empatas sentem aversão das pessoas, até mesmo aversão sexual? Naelyan Wyvern, Suma-Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras, respondeu esta e outras dúvidas de leitores sobre o dom da empatia. Se você tem este dom, ou tem interesse em aprender mais a respeito, acompanhe o post abaixo.

Empatia e aversão

Por que alguns empatas sentem aversão das pessoas? E aversão sexual? Segundo Naelyan, esta é uma das maldições da empatia. Para alguns empatas sexo torna-se um vício. Para outros, torna-se quase impossível.

De acordo com a Sacerdotisa, isso ocorre porque os empatas sentem demais. “Sentem as emoções de outras pessoas e sentem a memória emocional dos lugares e objetos. O vício em sexo nos empatas tem duas causas:

A primeira é a necessidade de se ancorar no próprio corpo. Você precisa do contato sexual para se manter ancorado e não ser carregado pelas emoções alheias.

A segunda é uma forma de compensação. O vício em sexo surge quando o empata não está bem, surge justamente para compensar a falta de outra coisa. É um dos sintomas. Empatas são mestres em fingir que está tudo bem. Eles fingem tão bem que eles mesmos acreditam. Mas os sintomas não mentem. O empata sente tanta falta de alguma coisa ou tem alguma coisa doendo tanto que chega uma hora que ele ou ela desliga tudo, então não sente mais nada e precisa do contato sexual para sentir alguma coisa. Não interessa com quem, desde que seja sexual.”

A sobrecarga dos empatas

“Por outro lado, sentir demais pode tornar uma relação sexual quase impossível. Se você está sobrecarregado pelas emoções da pessoa ou de outras ao redor, não vai conseguir se fixar em seu próprio corpo a ponto de conseguir transar. E muitas vezes o toque da outra pessoa pode parecer uma invasão, porque é demais para os sentidos já sobrecarregados do empata.

De modo geral, um empata consegue ser verdadeiramente feliz no seco ― estar em um ciclo de satisfazer seu vício não é felicidade ― quando estão apaixonados. A empatia tem um mecanismo de segurança que faz com a um empata não consiga sentir as emoções de alguém por quem esteja apaixonado, o que torna o sexo bem mais fácil.

Por outro lado, isso pode levar a ciúmes, paranoia e insegurança, porque o empata, que normalmente sabe o que todo mundo está sentindo, não consegue saber justamente o que a pessoa mais importante para ele está sentindo. E ele sabe quando todo mundo mente para ele, menos aquela pessoa.”

Naelyan Wyvern é a fundadora e Alta Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras.

Deixe um comentário