Círculo Externo – Lição 1: As Bases da Wicca

Na primeira lição, temos as bases da Wicca e um pouquinho de dicas para meditação. Além disso, trazemos um tema de suma importância para grupos (e pra vida) com a Etiqueta Mágica.

Cada título abaixo te leva para um texto sobre os temas propostos para esta lição. Clique em cada um para ler e volte a esta página para fazer os exercícios propostos.  Depois dos textos, você terá acesso a uma playlist com todos os vídeos do nosso canal relacionados ao tema! Leia os textos, assista aos vídeos e então faça os exercícios.

O que define a Wicca?

A História da Bruxaria

Base Histórica da Wicca – faz diferença?

Wicca e Bruxaria

Wicca – Como Começar?

Bruxaria: Tradições e Conceitos

A TCS

Vamos fazer diferente, vamos fazer a diferença.

O mais importante

A Lei do Retorno

Entrando em Alfa

Não consigo entrar em alfa! O que eu faço?

Etiqueta Mágica

Videos Relacionados

Exercícios

Crenças e Lemas da Wicca

Apesar de ser uma religião aberta e que preza a liberdade, a Wicca também tem as suas regras.

  1. Quais são as regras e lemas da Wicca?
  2. O que é Wiccan Rede?
  3. Copie o texto dos “13 Princípios da Crença Wicca” e reflita sobre os pontos que não entendeu ou não concorda.
  4. Como você entende o “Dogma”da Wicca: “Faça o que quiser, sem a ninguém prejudicar”?
A História da Bruxaria e da Wicca

A Bruxaria possui raízes pré-cristãs, algumas tão antigas que nos remetem à época do surgimento da própria espécie humana.

      1. Alguns antropólogos argumentam que a primeira Divindade cultuada pela espécie humana foi uma Deusa. Que evidências eles usaram para sugerir isso?
      2. O Deus na Bruxaria é visto como cornífero, isto é, como tendo chifres. Por quê?
      3. Por que o Cristianismo perseguiu os pagãos?
      4. Muitos bruxos creem, erroneamente, que a Wicca é uma religião antiga, quando na verdade não é. Faça um resumo, a partir de várias fontes, sobre a história da nossa religião.
      5. Qual a origem do material divulgado como sendo o primeiro Livro das Sombras?
      6. A Wicca possuía uma liturgia e conceitos bem definidos em seu início. Qual era a proposta original da Wicca?
      7. Que modificações a Wicca sofreu quando se popularizou nos Estados Unidos?
      8. Como é a Wicca hoje?

Tradições

A Wicca, como originalmente concebida, não era dividida em tradições. Entretanto, a liberdade é um dos atributos que a Deusa preza e cada sacerdote e sacerdotisa tem o direito de expressar seu serviço aos Deuses da forma como achar mais adequada. Por causa disso, inúmeras tradições surgiram a partir do material publicado por Gardner.

      1. O que é uma tradição de Bruxaria?
      2. Faça uma lista das tradições de Bruxaria que conseguir encontrar.

Meditação e Visualização

Exercício #1:

Exercite métodos diferentes de entrar em alfa (veja os vídeos do canal abaixo). Procure perceber as energias ao seu redor quando em alfa ou não; procure identificar a aura das pessoas, alterações de energia utilizando o alfa. Você pode pedir pra algum amigo ou familiar te ajudar nesta questão. Anote suas percepções.

Um bom magista precisa ser capaz de visualizar. Se você não for capaz de visualizar claramente seus objetivos, não será capaz de torná-los reais, de trabalhar magicamente para concretizá-los. Por isso, neste módulo teremos exercícios de visualização criativa. Para os exercícios a seguir, faça primeiro o processo de entrar em alfa.

Exercício #2:

Este exercício ajuda a fortalecer sua capacidade de visualizar.

1) Pegue um quadro ou uma imagem simples e olhe para ela por alguns (10) segundos. Feche os olhos e tente visualizar a imagem com maior nitidez e mais detalhes o possível. Tente se lembrar das cores, das formas e das posições. Você verá que não se lembra de tudo, deixe sua imaginação preencher os detalhes. Então abra os olhos e confira o que estava errado ou faltando. Isso também lhe ajudará a observar as coisas com mais cuidado. Pois quando você voltar a olhar para a imagem, seus olhos procurarão os detalhes. Repita esse exercício com a mesma imagem 5 vezes, ou até você conseguir visualizar o melhor possível.

2) Faça esse exercício com uma imagem mais complicada.

3) Pegue um objeto simples, como um prego ou uma moeda. Repita os passos até que a imagem seja perfeita sua mente. Treine com 3 objetos diferentes.

4) Faça esse exercício com uma paisagem em movimento, e com uma retrospecção do seu dia. Você não terá como conferir se está certo, mas no dia seguinte seguirá mais atento.

5) Finalmente faça isso com um símbolo do quê você quer trazer para sua vida.

Você poderá usar essa técnica para relembrar sonhos e manipular imagens em sua mente após vê-las nitidamente como elas são no mundo físico.

Exercício #3:

Agora expanda o último exercício para os outros sentidos, além da visão.

  1. Pegue uma fruta ou algum outro alimento. Repita todos os passos até aqui. Veja a fruta em sua mente. Coma a fruta. Sinta o gosto, a textura e o cheiro. Repita o exercício com três alimentos diferentes.
  2. Crie mentalmente uma fruta que ainda não existe; uma fruta alienígena e sinta todos os seus gostos, cheiros e texturas.
  3. Pegue uma música que você gosta e tente passá-la em sua mente com todos os detalhes possíveis. Se corrija da mesma forma que se corrigiu no exercício #1. Continue com músicas mais complicadas, como orquestras, por exemplo.
  4. “Visualize” sons cotidianos. Integre esses sons ao exercício da paisagem em movimento em #1.
  5. Crie uma música em sua cabeça, e lembre-se dela regularmente.  Você pode consagrar essa música para te dar poderes, te acalmar ou energizar, ou seja, colocar algum propósito mágico.

A partir daí você estará mais livre para usar essas visualizações e combiná-las para seus próprios propósitos. Divirta-se!

Ética Mágica

  1. Encontre algo sobre ética e conduta que você não concorde em alguma religião. Quais são seus motivos para discordar? O que você acredita que este tipo de ação gere em médio e longo prazo?
  2. Que tipo de conduta entre Wiccanos que você acredita que precisa mudar? Por quê?

Material Extra: Autoconhecimento – Os diários lunar e solar (por Aileen Daw)

Deixe um comentário