O Viés da Confirmação na Magia

Oi, o que seria o Viés da Confirmação dentro da Magia? Pode nos falar sobre isso um pouco?

Sim, o viés da confirmação é um dos problemas que mais aflige os praticantes de magia. Segundo a teoria, o viés de confirmação pode ser definido por duas frases chave: “Se procurarmos por informações que confirmem o que acreditamos ser o correto, nós vamos encontrar, independentemente de ser realmente correto ou não. Tendemos a acreditar naquilo em que queremos acreditar, não naquilo que a evidência aponta.”

Muita gente acredita inclusive que a própria crença na magia seria apenas fruto do viés de confirmação. Mas não vou entrar nesta seara. Vamos analisar a questão como ela aflige os praticantes de magia. Vou dar um exemplo prático. Imagine que temos um grupo chamado Flor Dourada. Os membros da Flor Dourada são Alfa, Beta, Gama e Delta. Flor Dourada existe há uns dois anos e funciona muito bem, obrigada. Um dia, chega ao grupo um novo membro, Omega. Omega é super preocupada com ataques mágicos. Imediatamente ela começa a ver sinais de que Flor Dourada está sofrendo ataques mágicos. Ela coletou os seguintes fatos:

Alfa pegou uma gripe. Beta perdeu suas chaves. Gama caiu quando descia do ônibus. Delta perdeu um prazo importante no trabalho. Omega teve um vazamento de água no banheiro.

Para Omega, todos esses fatos juntos indicam que o grupo está sofrendo ataques mágicos. Ela resolve consultar o Tarot e sai a carta da Lua. Ela sabe que a Lua, entre outras coisas indica magia. Pronto, ela teve a confirmação de que Flor Dourada está sob ataque mágico. Omega convence o grupo a revidar seus ataques. Por uma série de motivos, ela acredita que os ataques estão vindo de Lírio Verde, um outro grupo da mesma cidade e vertente mágica. E lá se vai a Flor Dourada atacar o Lírio Verde. O que vc acha que vai acontecer?

Neste exemplo, Omega não levou em consideração de que “shit happens”, acidentes acontecem e na maioria das vezes, não estão relacionados com magia. E mais, a Carta da Lua também representa ilusões, mas Omega também desconsiderou este fato. Ela acreditava que estava sob ataque mágico e tudo o que ela via confirmava isso porque ela só enxergava aquilo que confirmava sua hipótese. Este é um exemplo do viés de confirmação atuando.

Eu já vi pessoas enxergando sinais nas coisas mais óbvias do mundo. Por exemplo, vc procura sobre Bruxaria no Google e encontra um artigo relativo a Lúcifer. Pronto, é um sinal de que Lúcifer quer seu culto. Meu, é claro que vc vai trombar com o nome de Lúcifer procurando por temas ligados a Bruxaria! Isso não é um sinal, isso é óbvio.

Quer um sinal? Eu estava procurando por dados topográficos desta região do Canadá e caí em um mapa de um trecho do oceano com o nome de Hécate. O que Hécate tem a ver com topografia? Nadica de nada, mas ela apreceu mesmo assim!

Compartilhar

Naelyan Wyvern é a fundadora e Alta Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras.

Deixe um comentário