Introdução aos Chakras

O que são chakras ?

Chakra vem do sânscrito que significa Roda ou Disco. 

Chakras são vórtices de energias vitais que giram ou em sentido horário ou em sentido anti-horário ao longo do eixo do nosso corpo. Estes vórtices são responsáveis na circulação, no funcionamento e na manutenção das nossas energias ao longo do nosso corpo. Eles interagem com o nosso corpo físico em si; com o nosso corpo etéreo e com o Universo como as energias telúricas da Terra e as energias divinas, dos Céus.  

Para os hindus, são os vórtices de energia que cirulam o prana por meio das nadis ao longo do nosso eixo. Para os chineses, são os meridianos que se circula o Chi e para os espíritas é são os centros de força ligam o nosso corpo físico com o corpo etérico por meio do perispírito.    

Os chakras se encontram da base da espinha até topo da cabeça. Eles se localizam nos glânglios nervosos da nossa coluna vertebral e também correspondem às sete glândulas do sistema endócrino. Cada chakra está relacionado a um sistema e seus órgãos, seja no seu funcionamento fisiológico, seja nas energias e em questões emocionais que iniciam na infância e são desenvolvidas até a fase adulta.

Arquetipicamente, podem-se relacionar os elementos Terra, Ar, Fogo, Água e o Som, a Luz e o Pensamento aos Chakras. É possível criar diversas correspondências para os chakras com pedras, cores, partes do corpo, ervas e outros atributos para soa chakras.

Cada pessoa desenvolve os seus chakras de uma forma. Onde os chakras estão localizados não muda, mas o modo como os chakras se desenvolvem em cada pessoa é único. 

Os chakras trabalham em áreas do corpo, mas isto não quer dizer que não interagem entre si. Uma dificuldade emocional pode estar relacionada com um chakra principal e também pode refletir em outros. Então, eles possuem suas áreas de funcionamento, mas todos interagem entre si como um grande sistema.

Possuímos sete chakras principais ao longo do nosso eixo: Chakra base ou raiz ou Muladhara, Chakra sexual ou esplênico ou o Svadhisthana, Chakra do Plexo Solar ou o Manipura, Chakra Cardíaco ou o Anahata, Chakra Laríngeo ou o Visuddha, o Chakra Frontal ou do Terceiro Olho ou o Anja e o Chakra Coronário ou o Chakra Shasrara.

O sétimo chakra é considerado mais importante dos sete chakras, pois ele está relacionado com o padrão energético global da pessoa. As energias divinas são recebidas por meio do chakra coronário.  

“A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.” Wikipédia, 2003.

Na cultura hindu, cada chakra tem uma flor de lótus como símbolo. O número de pétalas varia com o chakra. As flores de lótus estão em textos antigos.

Existem vários chakras secundários ao longo do nosso corpo. Eles são os que estão na base dos pés e se ligam ao chakra base; os chakras dos joelhos; os chakras que se encontram nas palmas de ambas as mãos, chakras que se encontram nas pontas dos dedos e os chakras dos ombros. Não possuem uma função específica, mas respondem e estão associados à chakras principais.

Chakra dos pés estão ligados aos chakra base. Os chakras das mãos estão ligados com os chakras do Plexo Solar, o Cardíaco e o Laríngeo. 

Nos animais encontram-se chakras. Em cães e gatos, há os sete chakras e mais um: o chakra braquial ou chakra da chave que se encontra na área dos ombros em cada lado dos ombros. Sua cor é o preto. Ele é o mais potente dos chakras e, é o acesso aos outros sete chakras. Por este chakra é possível energizar todos os outros. Ele é importante no vínculo homem-animal.

 

Nome 1 – Muladhara 2 – Svadhisthana 3 – Manipura 4 – Anahata 5 – Visuddha 6 – Ajna 7 – Sahasrara
Significado Raiz Doçura Pedra Preciosa Não-batido Purificação Perceber Multiplicidade
Elemento Terra Água Fogo Ar Som Luz Pensamento
Questão Sobrevivência Sexualidade Poder Amor Comunicação Intuição Compreensão
Cor Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Anil Violeta
Astro Saturno Lua Marte, Sol Vênus Mercúrio Netuno Urano
Direito De Ter De Sentir De Poder De amar De falar De ver De saber
Alimentos Carne, Proteínas Líquidos Carboidratos Vegetais Frutas Banquetes Jejum
Pedras Granada, Hematita Coral, cornalina Topázio, âmbar Esmeralda, quartzo rosa Turquesa Lápis-lázuli Ametista
Animais Elefante, boi, touro Peixe, jacaré Carneiro, Leão Antílope, rola Elefante, touro Coruja, Borboleta Elefante, boi, touro

Correntes de energia e Kundalini

As correntes de energia circulam ao longo do nosso eixo de recebendo e movendo energias de cima para baixo e também recebendo e movendo energias de baixo para cima. 

Do caminho de cima para baixo, nós recebemos as Formas-pensamento e ela se torna mais densa e concreta ao longo que desce os chakras até o chakra base que está relacionado à terra e se manifesta em palavras e ações. Pela condensação das formas etéreas, tornamos algo que é abstrato e o trazemos para o concreto. Este é o Caminho da Manifestação.

Do caminho de baixo para cima, nós recebemos as energias telúricas que perdem sua forma para que ganhem energias e abstração maiores. Este é o Caminho da Liberação.

Há também as correntes de recepção e de expressão e consistem nas manifestações dos chakras com o mundo exterior. 

E, nos caminhos de ascensão, há a Kundalini que consiste uma energia sagrada em forma de serpente que circula no nosso corpo. Ela reside na chakra base e ascende ao longo dos chakras. Para os hindus, é uma Deusa, uma Skati universal que se encontra no nosso corpo e nos mantém em contato com o presente.  

Bloqueios

Os bloqueios nos chakras podem ser por deficiência ou por excesso. 

Quando um dos chakras está deficiente, ele não consegue receber a energia de forma saudável e cria dificuldades nos caminhos de Manifestação e de Liberação. Os chakras com deficiência ficam bloqueados e cria problemas de doença.

No caso de um chakra que esteja com energia excessiva, ele não consegue liberar a energia e que a energia irradie. E, o chakra que está com energia excessiva torna-se uma força dominante no sistema como um todo. Cria problemas distúrbios emocionais como exemplo.

Bloqueios em chakras ocorrem de acordo com as nossas experiências de vida. Como lidamos com questões na nossa infância e com a influência da sociedade podem desenvolver bloqueios nos chakras.

Porque trabalhar com Chakras?

Chakras são centros de energia responsáveis pelos nossos fluxos energéticos. É por meio deles que a energia do nosso corpo relaciona com ele mesmo, com o universo e com o divino. Trabalhando os fluxos energéticos, podemos compreender melhor como o nosso corpo funciona, como os fluxos energéticos funcionam para cada um e, portanto podem-se constatar as facilidades e as dificuldades de cada chakra nos nossos corpos. É uma forma de entender como a energia flui e, portanto como a Magia flui em nossos corpos. 

Uma das formas de proteção mágica que temos são nossas proteções naturais como os chakras que influem na nossa energia e nossa aura. Chakras equilibrados e protegidos é uma forma de proteger a aura e ter uma excelente defesa mágica. Uma forma de se atacar magicamente uma pessoa é desestabilizá-la energeticamente e entrar em contato com os chakras que estejam desregulados e desprotegidos. Muitos vampiros energéticos se alimentam da energia das pessoas por meio dos chakras ao ter relações sexuais com suas presas. Alguns magistas cerimoniais sugam a energia dos chakras em rituais em que a pessoa é a mesa do altar para escravizá-la energeticamente. 

Como trabalhar com os chakras?

Meditação com os Chakras

Para se trabalhar os chakras você pode ativar os chakras das mãos. E, a cada chakra posicionar a sua energia na frente dele, sem tocar no corpo. Inicia-se no chakra base até chegar no chakra coronário. E, assim se abre cada chakra e o percebe como a energia circula, em que velocidade, para que sentido e em que dimensão que ela se encontra. Depois de se equilibrar e energizar os chakras, busca-se fechar com proteção mágica, usando um sigilo que só obedece ao seu comando. E, assim percorre do chakra coronário até o de base.

Ao longo do tempo, só com a forma do pensamento concentrada em um chakra, pode- se trabalhar a energia, velocidade de dimensão do chakra. Pode-se abri-lo ou fechá-lo.

Podem-se trabalhar os chakras deitado ou sentado em posição de meditação.

Reiki, Cromoterapia, Terapia Prânica, Yoga

Há inúmeras terapias para se trabalhar os Chakras. O Reiki, a Cromoterapia, a Terapia Prânica, a Yoga, a Acunpuntura são exemplos.

Instrumentos para leitura dos chakras

Pode-se usar instrumentos para trabalhar os chakras como usar velas da cor do chakra ao trabalhar. Usar pedras relacionadas ao chakra, seja associando ao chakra, seja com o trabalho com pedras.  Pode-se usar incensos e ervas que estejam associados. Pode-se trabalhar com Divindades com os chakras, associando uma Divindade    para cada chakra. 

E, temos também o uso dos pêndulos, de aparelhos de cromoterapia, uma vareta de radiestesia ou as de varetas de radiestesia chamadas de Dual Rod e até bastões como o bastão da lótus. 

Referências bibliográficas  

Wikipédia – Chakras – http://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

Homeopatas – http://homeopatas.blogspot.com.br/2009/02/os-chakras-dos-animais.html

Humaniversidade – http://www.humaniversidade.com.br/boletins/kundalini_anexo.htm

Jornadas de Cura – O desenvolvimento da mente, do corpo e do espírito através dos chakras. Anodea Judith & Selene Vega. Ed. Pensamento

Compartilhar