As Fases da Lua

Ninguém sabe ao certo quando os humanos começaram a observar a Lua. O Sol era um fator constante para os primeiros humanos, mas a lua era misteriosa, mudando suas faces e suas formas, ocultando-se ou iluminando o escuro período noturno. Não demorou muito para que as mulheres em ciclo menstrual aprendessem a contar os ciclos lunares, criando dessa forma o primeiro calendário. Ao contar a partir de uma fase da Lua, através de todo o ciclo, até retornar à fase lunar inicial, permitia aos clãs planejarem encontros e cerimônias religiosas. Por séculos, as mulheres eram as guardiãs dos calendários, sacerdotisas, curandeiras e conselheiras dos clãs devido à sua habilidade em comunicar-se com os poderes da Deusa Lua. Os homens aprenderam a interpretar as passagens periódicas da Lua para utilizá-las a seu favor na caça e na agricultura. Todos os povos primitivos tinham ciência de que nenhum ser humano escapava da influência da Lua e de Seus poderes místicos.

Fases e Entre Fases da Lua

Nova
Dia anterior, posterior e atual da Lua Nova no calendário, quando não se pode ver a Lua. Sua energia é favorável para despertar o potencial latente, favorecendo os novos começos em todos os sentidos: profissional, financeiro e afetivo. É a fase do plantio. Por ser o germinar da Lua, associa-se com a primeira faísca de energia necessária para algo se realizar futuramente. Se você deseja dar início a algum projeto e quer garantir magicamente que ele começará bem, trabalhe nesta fase.

Crescente ou Emergente
Do terceiro ao sexto dias do ciclo lunar. No calendário, ainda está marcando Lua Nova, mas esta energia de primórdios já passou. Se olhar para o céu, você já verá o Crescente. É a fase entra a Lua Nova e o Quarto crescente. Sua energia gera coragem para impulsionar projetos ou compromissos. É o tempo da manifestação da semente. Fase associada, portando, ao primeiro ciclo de crescimento, em todos os aspectos da vida. Aproveite para reforçar a semente plantada na Nova. Se você deseja dar um “up” energético em algo que já iniciou e quer garantir magicamente que ele continuará bem, trabalhe nesta fase.

Quarto Crescente
O sétimo dia de uma lunação marca o quarto crescente, quando as energias da Lua Nova migram de sua fase inicial rumo ao ápice. Ele dura quatro dias (do sétimo ao décimo dia do ciclo). A Lua já não é mais um crescente em formato de foice e transita para a forma da Lua Cheia. Sua energia favorece o crescimento total. É a fase de crescimento da semente, dos projetos, quando eles estão criando forma, identidade e força. É hora de agir, enfrentando os desafios e procurando a direção certa. A energia do quarto crescente pode ser usada justamente para acelerar a projetos que já venham em andamento (e que, portanto, não necessitavam da energia da Lua Nova).

Grande, Gibosa ou Convexa
Do décimo primeiro ao décimo terceiro dia do ciclo lunar: esta é a duração da Lua Gibosa. A lua está num boom de energia rumo à cheia. Se você a olha no céu, falta apenas um pedacinho para sua completude. É a fase entre o Quarto Crescente e a Lua Cheia. Sua energia revela a verdade oculta nos obstáculos e acontecimentos que ocorrem nas transformações. É a fase do florescimento, mas ainda é um momento que requer cuidados, para garantirmos a colheita. A energia da Lua Grande também representa esta aceleração de energia rumo ao ápice de qualquer projeto. Ela é usada, portanto, para acelerar a projetos que já venham em andamento (e que, portanto, não necessitavam da energia da Lua Nova). Também é uma excelente Lua para trabalhar incremento de beleza.

Cheia
A Lua alcançou sua luz plena e sua posição é exatamente oposta ao sol. É a fase áurea do projeto.A Lua Cheia é uma fase de grande importância na Bruxaria e na TCS consideramos que a Lua Cheia corresponde ao dia do plenilúnio e aos dias anterior e posterior (portanto: 14º, 15º e 16º dias do ciclo), enquanto que nos calendários a Lua Cheia é considerada em sete dias. É na Lua Cheia que fazemos magia para elevar algo ao seu auge, para terminar o processo de amadurecimento de um plano ou para trazer as influências de crescimento abundante para o nosso objetivo. A Lua Cheia pode ser usada em qualquer objetivo mágico, considerada o ápice da energia. A energia da Lua Plena é fortíssima, trazendo força psíquica e a plenitude em todos os sentidos. É quando a sua percepção deve estar aguçada para viver o sucesso da realização evitando a euforia e o exagero.

Disseminadora
É a fase entre a Lua Cheia e a Quarto Minguante. .Logo após a Lua Cheia, é hora de disseminar as bênçãos: aquele ápice de energia que você conseguiu na Lua Cheia, agora pode/ deve ser espalhado, para atingir seu objetivo. É a fase entre a Lua Cheia e a Quarto Minguante. Sua energia direciona e dispersa os instintos primitivos para fortalecer o seu poder. É a hora da colheita, um momento propício à avaliação e introspecção para clareza dos resultados.Corresponde aos 17º, 18º e 19º dias do ciclo.

Quarto Minguante
O Quarto minguante, geralmente marcado no calendário, corresponde aos 20º, 21º, 22º e 23º dias do Ciclo Lunar. Marca o retorno da foice lunar e a transição de energias de plenitude e disseminação para de fechamento, conclusão, fins e morte. A partir do Quarto Minguante, o arco lunar se tornará cada vez mais fino até voltar a desaparecer na Lua Nova. De igual forma, eventos, pessoas, características e sentimentos que desejamos que desapareçam podem ser trabalhados nesta Lua, para minguarem até desaparecer e serem anulados pela Lua Nova. Sua energia é poderosa para neutralizar, limpar e cortar todo o mal e tudo o que possa ser nocivo em nossas vidas, sendo propício para trabalharmos com nossa sombra, tirando nossas máscaras, medos e mágoas para fortalecer nossa verdadeira essência. É o balanço das recompensas, das descobertas, do feed backs, e de se preparar para um novo plantio.

Minguante ou Balsâmica
Dos dias 24 aos 26 do ciclo lunar: esta é a duração da Lua Minguante ou Balsâmica. É a fase entre o Quarto Minguante e a Lua Nova. A lua está rapidamente desaparecendo. Se você a olha no céu, resta apenas o Arco de Diana lá. A energia da Lua Balsâmica também representa esta aceleração de energia rumo ao desaparecimento. Ela é usada, portanto, para acelerar banimentos de qualquer que seja nossa necessidade: doenças, problemas, fofocas, dores etc. Também é uma excelente Lua para trabalhar proteção. Sua energia é regeneradora e libertadora, dissolvendo os nossos apegos e as nossas limitações. É a hora da renovação, da meditação, da purificação e da preparação para o novo ciclo.

Negra ou da Transmutação
O dia marcado como início da Nova e os dois anteriores (os dias 27 e 28, portanto e o primeiro do ciclo seguinte) indicam a Lua Negra, a mais misteriosa do ciclo. As sementes foram plantadas, cultivadas, frutificadas e espalhadas. Nós jogamos fora tudo que não queríamos mais e nos protegemos. É hora de voltar para dentro e buscar os novos objetivos e também cuidar de nós mesmos e do nosso autoconhecimento. Sua energia facilita o aceso aos mundos e planos sutis. É um momento propício para trabalhos de transformação e renovação, fortalecendo nossa capacidade de expansão. Portanto um período favorável para os rituais de cura, renovação e regeneração. A Lua Negra é o útero da Deusa, onde tudo é pesado e refeito.

Imagem: The High Priestess –  Soul Cards Tarot

Compartilhar

Aileen é consagrada à Deusa Isis/Aset, cuida do site e do Youtube da TCS e é autora de dois livros: Vivendo Isis (2018) e A Magia das Estrelas (2019), o primeiro livro em português de Magia Estelar.